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A Linha de Cascais: Inovação Turística e Ferroviária Portuguesa / Cascais Coastline: Portuguese Tourist and Railway Innovation
 
     A Linha de Cascais: Inovação Turística e Ferroviária Portuguesa / Cascais Coastline: Portuguese Tourist and Railway Innovation
     
     


Autor(es):
Paulino, Joana


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 3 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Turismo; História; Caminho-de-ferro; Turismo. Tourism. História do Turismo. Tourism History. Linha de Cascais. Cascais Coastline. Fausto de Figueiredo. Cascais. Portugal.


Resumo: RESUMOEste estudo pretende demonstrar o carácter inovador e modernizador da linha costeira portuguesa, que vai do centro de Lisboa à Cascais. Neste contexto, os conceitos de e estão associados a duas iniciativas, lideradas pelo empresário Fausto Cardoso de Figueiredo [1880-1950] e desenvolvidas durante o início do século XX: o luxuoso Parque Estoril e a eletrificação da Linha de Cascais [1926]. O objetivo é duplo. Por um lado, revelar a ideologia subjacente ao Parque Estoril e a construção deste resort de cariz internacional que, durante a II Guerra Mundial [1939-1945], acolheu monarcas exilados e espiões. Por outro lado, analisar a modernização do caminho-de-ferro de Cascais, pioneiro em Portugal na transição da tração a vapor para a eletricidade. A linha costeira de Cascais é, assim, um exemplo claro da relação simbiótica entre o turismo e as vias-férreas, aliado à visão progressista, maleabilidade e influência do empresário Fausto de Figueiredo na sociedade do seu tempo.PALAVRAS-CHAVETurismo. História do Turismo. Linha de Cascais. Fausto de Figueiredo. Cascais, Portugal. ABSTRACTThis study aims to show the innovative and modernising character of the Portuguese coastline that goes from the centre of Lisbon to Cascais. In this context, the concepts of and are related to two initiatives, led by the businessman Fausto Cardoso de Figueiredo [1880-1950] and developed during the beginning of the 20th century: the Parque Estoril resort and the electrification of Cascais railway [1926]. There is a double goal. On one hand, we want to show the ideology behind Parque Estoril and the construction of this international resort that, during the Second World War [1939-1945], welcomed exiled monarchs and spies. On the other hand, we want to analyse the Cascais railway modernisation - the change from the steam power to the electricity one -  which was pioneer within the Portuguese context. Cascais Coastline is a clear example of the symbiotic relationship between tourism and railways. It was clearly understood by the progressive vision, malleability and influence of the businessman Fausto de Figueiredo.KEYWORDSTourism. Tourism History. Cascais Coastline. Fausto de Figueiredo. Cascais. Portugal. AUTORJoana Vieira Paulino – Mestre. Investigadora no Instituto de História Contemporânea, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal. Currículo: https://fcsh-unl.academia.edu/JoanaPaulino. E-mail: joana_paulino40@hotmail.comREFERÊNCIAS Andrade, F. de (1969) Monografia de Cascais. Cascais: Câmara Municipal de Cascais.Boyer, M. (1996) Histoire du tourisme de masse. Paris: PUF.Carvalho, C. 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Cascais: Câmara Municipal de Cascais.Relatório do I Congresso Nacional de Turismo (1936), Lisboa.Arquivos: Arquivo e Biblioteca da Assembleia da República.Debates parlamentares disponíveis em: http://debates.parlamento.pt/?pid=mcArquivo Histórico e Fotográfico da C.P. (AHFCP).GFundos: Fundos Modernos; Fundo: CP; Secção: Administração; SSecção: Se- cretaria-Geral; Série: Contratos e Documentação Afim; SSérie: Linha de Cas- cais-Sociedade Estoril, caixas 484 e 485.Arquivo da Fundação Museu Nacional Ferroviário – Armando Ginestal Machado (AFMNF). Disponível em: http://www.fmnf.pt/arquivo - PT/FMNF/DGCF-DFECF/8-Série - Linha de Cascais - 1874-1940.PROCESSO EDITORIALRecebido 14 FEV 2017; Avaliado: MAR-ABR; Revisões: MAI-JUN; SET-NOV; Aceite: 2 JAN 2018