Publicações de Turismo
Nova busca:        


JOGOS DE TABULEIRO AFRICANOS: tradição e diversão no ensino médio
 
     JOGOS DE TABULEIRO AFRICANOS: tradição e diversão no ensino médio
     AFRICAN BOARD GAMES: TRADITION AND FUN IN HIGH SCHOOL: tradição e diversão no ensino médio
     JUEGOS DE TABLERO AFRICANOS: TRADICIÓN Y DIVERSIÓN EN LA ESCUELA SECUNDARIA: tradição e diversão no ensino médio


Autor(es):
Aparecida Corrêa, Denise
Gomez Alves da Silva, Marcela
Barbosa Carvalho, Fernando


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 7 n. 2 (2020): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; p. 64-83

Palavras-chave:


Resumo: A presente pesquisa é fruto de uma experiência com jogos de tabuleiro de africanos na educação física escolar no Ensino Médio e buscou identificar e compreender os significados atribuídos pelos/as estudantes diante dessa experiência. O estudo envolveu pesquisa de campo a partir de intervenção pedagógica desenvolvida em quatro turmas do primeiro ano. Ao término da intervenção os/as estudantes produziram registros escritos os quais foram submetidos à análise de conteúdo, emergindo duas categorias: “Conhecimento e diversão na educação física escolar” e “Interculturalidade em jogo”. Os resultados sinalizam para a potência lúdica e a consistência dos jogos de tabuleiro africanos como conteúdo também no ensino médio, de modo a favorecer o respeito à diversidade e a valorização da tradição e da cultura de povos historicamente marginalizados contribuindo para a construção de uma educação equânime, justa e solidária.