Publicações de Turismo
Nova busca:        


A ESCOLA SECUNDÁRIA EM QUESTÃO.: ESTUDO SOBRE O LUGAR DO TEMPO LIVRE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ATUAL
 
     A ESCOLA SECUNDÁRIA EM QUESTÃO.: ESTUDO SOBRE O LUGAR DO TEMPO LIVRE NO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA ATUAL
     THE SECONDARY SCHOOL IN QUESTION: STUDY ON THE PLACE OF FREE TIME IN THE TEACHING OF PHYSICAL EDUCATION IN TODAY'S SCHOOL
     LA ESCUELA SECUNDARIA EN CUESTIÓN.: ESTUDIO SOBRE EL LUGAR DEL TIEMPO LIBRE EN LA ENSEÑANZA DE LA EDUCACIÓN FÍSICA EN LA ESCUELA ACTUAL


Autor(es):
Viñes, Nicolas
Rodríguez, Norma Beatriz


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 7 n. 3 (2020): set./dez.|Dossiê Lazer, Gênero e Sexualidade; 105-122

Palavras-chave:


Resumo: O propósito deste artigo é colocar em discussão o conceito de tempo livre na educação secundaria, a partir da extensão do ensino obrigatório na República Argentina e, dentro deste quadro, a consolidação do direito de acessar o tempo livre como um direito universal. Nessa abordagem teórica, a extensão do caráter compulsório permite o acesso ao tempo livre como prática social, vinculada de maneira significativa às experiências culturais recreativas e historicamente situadas. Neste sentido, é realizada uma revisão e análise dos materiais preparados pela Diretoria Geral de Cultura e Educação da Província de Buenos Aires em uma situação de isolamento social preventivo e obrigatório (ASPO), em resposta a pandemia do COVID-19. Este artigo apresenta o estudo do Programa de Continuidade Pedagógica, especificamente na disciplina de Educação Física, programado e comunicado durante o primeiro trimestre do ano letivo de 2020, voltado para o  nível secundário. Nesse contexto, o tempo livre é questionado como um direito 'universal' do ensino médio; enquanto isso, a escola, como local físico, é fisicamente fechada, revelando que os direitos que são postos em jogo ali agora dificilmente se materializam em uma escola 'em casa'.