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POSSÍVEIS PONTOS DE CORTE PARA A ESCALA SOBRE A PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER (EsPEL-31)
 
     POSSÍVEIS PONTOS DE CORTE PARA A ESCALA SOBRE A PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O LAZER (EsPEL-31)
     POSSIBLE CUT-OFF POINTS FOR THE LEISURE EDUCATION PERCEPTION SCALE (EsPEL-31)
     POSIBLES PUNTOS DE CORTE PARA LA ESCALA DE PERCEPCIÓN SOBRE LA EDUCACIÓN PARA EL OCIO (EsPEL-31)


Autor(es):
Mór Fukushima, Raiana Lídice
Tedesco da Costa Trevisan, Priscila Raquel
Janotta Drigo, Alexandre


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 8 n. 1 (2021): Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL; 38-53

Palavras-chave:


Resumo: Introdução: A Escala sobre a Percepção de Educação para o Lazer (EsPEL-31) é uma escala para identificar a percepção de indivíduos sobre a própria Educação para o Lazer. Contudo, até o momento, não há investigações que buscaram apresentar os pontos de corte da EsPEL-31. Objetivo: Apresentar os possíveis pontos de corte que melhor se enquadram para identificar a percepção sobre a educação para o lazer. Métodos: A amostra para as análises foi composta por 1060 adultos (20-59 anos). Utilizou-se, para definir os possíveis pontos de corte, a Curva de Percentis e a Curva ROC. Resultados: A partir da Curva de Percentis, observou-se sete possibilidades de pontos de corte, porém duas foram destacadas (P25 e P75 - por apresentarem-se mais centrais e aplicáveis) para a EsPEL-31, separados por gênero. Quanto à Curva ROC, optou-se pelo ponto de corte 66 para mulheres (com a sensibilidade de 0,850 e a especificidade de 0,754) e 69 para homens (com a sensibilidade de 0,780 e a especificidade de 0,784). Conclusão: Novas possibilidades de pontos de corte para EsPEL-31 foram apresentadas. Assim, se seguir as sugestões, a EsPEL-31 demonstrou ser uma escala satisfatória para identificar a percepção sobre a educação para o lazer do adulto brasileiro. Palavras-chave: Atividades de lazer, Educação, Qualidade de vida, Saúde.