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ATIVIDADES DE AVENTURA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
 
     ATIVIDADES DE AVENTURA NOS CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL
     ADVENTURE ACTIVITIES IN THE INITIAL TRAINING CURRICULUMS IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL
     ACTIVIDADES DE AVENTURA EN LOS CURRÍCULOS DE FORMACIÓN INICIAL EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL


Autor(es):
Correa, Evandro Antonio
Delgado, Mônica


Periódico: Revista Brasileira de Estudos do Lazer

Fonte: Revista Brasileira de Estudos do Lazer; v. 8 n. 2 (2021): mai./ago.|Dossiê Lazer e Direitos Humanos; 114-135

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo objetivou identificar nos currículos dos cursos de formação inicial em Educação Física a disciplina atividades/esportes de aventura, nas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas do Brasil. A pesquisa é de ordem qualitativa e se deu por meio do banco de dados do e-MEC (site) e nos sites das instituições de ensino superior, sendo que nestes últimos buscou-se a matriz curricular ou outro documento similar que indicasse as disciplinas relacionadas as atividades de aventura. Os resultados indicaram que 351 cursos oferecem a disciplina relacionada as atividades de aventura. Destes, apenas 68, apresentaram informações quanto a ementa, objetivos e conteúdos que versam sobre a história, conceitos, planejamento, organização, prática das atividades, técnicas, risco segurança, relações com meio ambiente, sustentabilidade, entre outros. Conclui-se que a temática atividades de aventura na formação do profissional de Educação Física é de relevância atual tendo em vista a dinâmica estabelecida entre os elementos que a constituem e a preparação e atuação desse profissional na sociedade contemporânea.