Publicações de Turismo
Nova busca:        


O brincar na infância e o professor de educação física
 
     O brincar na infância e o professor de educação física
     Playing in Childhood and Physical Education Teacher
     


Autor(es):
Bezerra, Alana Simões
Macedo, Dafne Souto
Vieira, Thaiza Isidro
Gomes-da-Silva, Pierre Normando


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 17 n. 1 (2014): março

Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Aprendizagem; Ensino; Educação Física e Treinamento


Resumo: O presente objetiva analisar a contribuição do brinquedo e das brincadeiras, vivenciadas na infância, para a formação inicial dos professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada com 27 estudantes do 5º período do curso de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, os mesmos responderam a um questionário estruturado. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Segundo os participantes da pesquisa, a utilização do brinquedo em suas aulas facilita o processo de ensino-aprendizagem, proporciona o desenvolvimento motor adequado, faz uso nas aulas de brincadeiras populares e auxilia ao ensinar o valor de convivência. Sendo assim, consideramos importante o resgate da cultura dos brinquedos na formação dos professores de Educação Física, tendo em vista o processo de autoformação e dos saberes de experiências.