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Corpo Joystick: Cinema, Videogames e Estilo de Vida Ativo
 
     Corpo Joystick: Cinema, Videogames e Estilo de Vida Ativo
     Joystick Body: Movies, Video Games and Active Living
     


Autor(es):
Finco, Mateus David
Fraga, Alex Branco


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 3 (2013): setembro

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Jogos de vídeo; Estilo de Vida; Cinema como Assunto


Resumo: Este ensaio trata do processo de inserc¸a~o do videogame na cultura contempora^nea, enfatizando as mudanc¸as na interac¸a~o humano ma´quina produzidas pelas diferentes gerac¸o~es de jogos eletro^nicos. O texto esta´ dividido tem tre^s grandes partes: (1) a primeira trata dos 'suspenses de abduc¸a~o virtual', uma se´rie de filmes produzidos nos anos 1980 com enredo na linha “corpos reais transportados para dentro dos jogos virtuais”; (2) a segunda mostra o processo de incorporac¸a~o da movimentac¸a~o corporal aos consoles que leva ao surgimento dos exergames nos anos 1990; (3) e a terceira apresenta o jogo Wii Fit da Nintendo como um dos dispositivos eletro^nicos mais bem sucedidos no processo de transformac¸a~o dos exergames em produto de uso dome´stico com vistas a` introjec¸a~o de um estilo de vida ativo.