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Formação e Atuação Profissional em Atividade de Aventura no Âmbito do Lazer
 
     Formação e Atuação Profissional em Atividade de Aventura no Âmbito do Lazer
     
     


Autor(es):
Auricchio, José Ricardo


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 2 (2013): junho

Palavras-chave:
Atividades de aventura; Lazer; Formação Profissional; Atuação Profissional; Normas ABNT CB 54


Resumo: Desde o final da de´cada de 1980, os chamados esportes radicais ve^m se popularizando no Brasil, mais especificamente no estado de Sa~o Paulo, onde, na de´cada de 1990, surgiram muitas empresas na a´rea de turismo de aventura. Tais empresas sa~o geridas por pessoas com experie^ncia em determinadas atividades que contratam ma~o de obra local, muitas vezes com pouca ou nenhuma experie^ncia, para auxiliar os guias ou instrutores nas atividades a serem realizadas com o pu´blico. Que formac¸a~o te´cnica, em termos de conteu´do especi´fico e no a^mbito dos estudos do lazer, te^m os profissionais que atuam com atividades de aventura para trabalhar na a´rea? Este trabalho teve como objetivos principais (1) mostrar a realidade da formac¸a~o profissional nas atividades de aventura, correlacionando-a com a formac¸a~o na a´rea do lazer, entre profissionais que lidam diretamente com o pu´blico em tre^s cidades (Socorro, Boituva e Guaruja´), escolhidas como polos de atividades de aventura no estado de Sa~o Paulo, e (2) pesquisar, em documentos oficiais, a formac¸a~o profissional na a´rea de turismo de aventura. O embasamento teo´rico do trabalho tem, como principais refere^ncias, Uvinha (2005), para atividades de aventura, Marcellino (2003), para as questo~es relacionadas ao lazer, e Isayama (2010), para a formac¸a~o e atuac¸a~o profissional na a´rea do lazer. Como procedimento metodolo´gico, este estudo foi dividido em tre^s momentos, sendo, no primeiro, realizado um levantamento bibliogra´fico (cf. SEVERINO, 2007) nos sistemas de bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade de Sa~o Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e no banco de teses da Coordenac¸a~o de Aperfeic¸oamento de Pessoal de Ni´vel Superior (Capes), nos u´ltimos cinco anos, sobre as palavras-chave “atividades de aventura”, “lazer” e “formac¸a~o profissional”. Posteriormente, realizamos as ana´lises textual, tema´tica e interpretativa combinada com a pesquisa documental nas normas especi´ficas da ABNT, por ana´lise de conteu´do, segundo Gil (1991). No segundo momento, a pesquisa de campo foi realizada, nas cidades ja´ referidas, por meio de questiona´rios aplicados aos profissionais da a´rea. Os resultados foram tabulados no formato de gra´ficos e analisados para a elaborac¸a~o das considerac¸o~es finais, relacionando os tre^s tipos de pesquisa. De acordo com nossa pesquisa, as atividades de aventura sa~o uma das vertentes do lazer, pore´m sua formac¸a~o profissional baseia-se em normas te´cnicas de associac¸o~es ou federac¸o~es, sendo ensinadas, principalmente, por profissionais experientes, muitas vezes sem formac¸a~o acade^mica, deixando de fora os estudos sobre o lazer, o que deveria ser realizado por uma equipe multidisciplinar e na~o por uma u´nica pessoa com conhecimento apenas empi´rico.