Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 3 (2013): setembro
Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Educação Física e Treinamento; Atividades de Lazer
Resumo:
O objetivo do estudo foi analisar e comparar as manifestac¸o~es dos jogos da cultura popular e seu interca^mbio entre turmas de dois pai´ses, na Educac¸a~o Fi´sica escolar. A proposta metodolo´gica se fundamentou no estudo de caso. Os resultados evidenciaram que as brincadeiras tradicionais sa~o esti´mulo para as crianc¸as construir e compartilhar sua aprendizagem; em alguns contextos esta~o sofrendo certo esquecimento/desconhecimento e esta~o fortemente influenciadas pelas diferenc¸as de ge^nero. Sugere-se que a EF escolar, no Brasil e no Uruguai, explore as possibilidades de seu ensino, problematizando estes aspectos, para na~o omitir seu conhecimento na construc¸a~o da cultura corporal de movimento das crianc¸as.