Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 4 (2013): dezembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação de Pós-Graduação; América Latina
Resumo:
Ana´lise das compreenso~es de lazer/ocio de professores, profissionais e estudantes vinculados a cinco programas de mestrado em Lazer/Tempo Livre/Recreac¸a~o desenvolvidos no Brasil, Costa Rica, Equador e Me´xico. A metodologia desta pesquisa qualitativa contou com estudo bibliogra´fico e entrevistas com 25 volunta´rios. Os resultados evidenciaram que os entrevistados do Me´xico, majoritariamente, compreendem o ocio como uma experie^ncia. Na Costa Rica, o ocio e´ tomado como sino^nimo de esparcimiento, sendo este associado ao aspecto da atitude. No Equador os entendimentos foram variados e, no Brasil, o lazer foi compreendido como um feno^meno cultural, contrastando substancialmente com os demais pai´ses.