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Jogos de Improviso como Estratégia para o Bem Estar na Educação
 
     Jogos de Improviso como Estratégia para o Bem Estar na Educação
     Improvisation Games as Strategy for Education Welfare
     


Autor(es):
Silva, Tiago Aquino da Costa e
Pines Junior, Alipio Rodrigues
Schwartz, Gisele Maria
Gonçalves, Kaoê Giro Ferraz
Leão Junior, Cleber Mena


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 1 (2013): março

Palavras-chave:
Jogos e Brinquedos; Criatividade; Educação


Resumo: O presente estudo teve por objetivo analisar a maneira como as crianc¸as se envolvem com a proposta de vive^ncias de jogos de improviso, utilizados como estrate´gia criativa na educac¸a~o para o bem estar no a^mbito do lazer. O estudo, de natureza qualitativa, foi desenvolvido por meio de pesquisas bibliogra´fica e de campo e utilizou a te´cnica de observac¸a~o como instrumento para a coleta de dados. Fez parte do estudo uma amostra intencional composta por 81 crianc¸as com idade me´dia de 7 anos e 10 meses matriculadas no Ensino Fundamental I do Green Book School, Sa~o Paulo, Brasil. As atividades foram desenvolvidas durante 6 aulas pra´ticas, sendo dois encontros semanais de 50 minutos, em que as crianc¸as atuaram como jogadores-atores em diversas propostas de improvisac¸o~es tema´ticas e com objetos. As informac¸o~es advindas da observac¸a~o foram anotadas em dia´rio de campo e foram posteriormente analisadas por categorias, envolvendo os ni´veis pessoal, coletivo e arti´stico de envolvimento e ac¸a~o. Os resultados indicam que as crianc¸as demonstraram grande alegria, bem-estar, motivac¸a~o e prazer nas atividades de improvisac¸a~o propostas, apresentando bom rendimento nos tre^s ni´veis de observac¸a~o durante as vive^ncias. Os jogos de improviso apresentaram-se como uma estrate´gia educacional interessante no caminho de construc¸a~o e reconstruc¸a~o de ac¸o~es, por interme´dio da criatividade, transpondo elementos do o´bvio e do comum, que sa~o catalisadores de novos processos psicolo´gicos, sociolo´gicos e arti´sticos.