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Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook
 
     Promoção Digital e Turismo: A Experiência do Destino Salvador com o Facebook / Digital Promotion and Tourism: The Experience of Destiny Salvador on Facebook
     
     


Autor(es):
Castro, Fernanda Meneses de Miranda
Spinola, Carolina de Andrade


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 9, n. 4 (2017): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Tuirmso; Turismo / Tourism. Marketing de Lugares / Place Marketing. Redes Sociais / Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil / Brazil.


Resumo: O objetivo deste artigo foi analisar a percepção da comunidade virtual sobre a promoção do destino Salvador na rede social Facebook.  A revisão teórica compreendeu os temas de marketing de lugares e imagem dos destinos e suas relações com o turismo e as redes sociais. O método de abordagem utilizado no estudo foi o sociológico e quanto, aos procedimentos metodológicos, optou-se pela Análise de Conteúdo [AC] aplicada à página do Facebook da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia. Diagnosticou-se que existe um ruído de comunicação entre a Secretaria e a comunidade virtual, pois a imagem transmitida pelo órgão não é a mesma percebida pela comunidade. A pesquisa concluiu que o destino Salvador poderia se apropriar melhor dos instrumentos disponibilizados pela promoção digital do turismo para a consolidação da sua imagem.PALAVRAS-CHAVETurismo. Marketing de Lugares. Redes Sociais. Facebook. Salvador, Bahia, Brasil.  ABSTRACTThis article´s objective was to analyze the perception of the virtual community on promotion of the destination Salvador in the social network Facebook. The theoretical review included the topics ‘place marketing’ and ‘destinations image’ and their relations with tourism and social networks. As for methodological options, research had a sociological approach and as its main technique was the Content Analysis [CA] applied to the Facebook page of the State Tourism Secretariat of Bahia. It was diagnosed that there is some problem between official communication and the virtual community, as the image transmitted by the agency is not the same as perceived by the community. The research concluded that the destination Salvador could take better ownership of the instruments of the digital promotion for consolidation the image of Salvador, Bahia. KEYWORDSTourism. Place Marketing. Social Networks. Facebook. Salvador, Bahia, Brazil. AUTORES Fernanda Meneses de Miranda Castro – Mestre. Professora do Instituto Federal Baiano, Núcleo de Turismo e Hotelaria, Uruçuca, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/5579921599621295  E-mail:ferdicastro@hotmail.comCarolina de Andrade Spinola – Doutora. Professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Urbano Universidade Salvador, Salvado, Bahia, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/7682554262842320. E-mail: cas.spinola@gmail.com REFERÊNCIASAbric, J.C. (2000). A abordagem estrutural das representações sociais. p. 27-38. In: Moreira, A. S. P. & Oliveira, D. C. (Org.). Estudos interdisciplinares de representação social. Goiânia: AB.Almeida, A. L. C. & Nunes, D. A. (2007). Mensagens corporativas e a construção de sentido sobre as organizações. Organicom, 4(7), 259-279.Anderson, C. (2006). A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier.Argenti, P. A. (2006). 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