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Interfaces entre Lazer e Educação: O Caso do Programa Escola Integrada do Município de Belo Horizonte
 
     Interfaces entre Lazer e Educação: O Caso do Programa Escola Integrada do Município de Belo Horizonte
     
     


Autor(es):
Silva, Marcília de Sousa


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 16 n. 1 (2013): março

Palavras-chave:
Lazer; Educação; Política Educacional; Programa Escola Integrada


Resumo: As poli´ticas educacionais brasileiras que ampliam a jornada dia´ria escolar possibilitam o debate acerca dos feno^menos lazer e educac¸a~o. Assim, este estudo investigou a interface entre Lazer e Educac¸a~o no Programa Escola Integrada do munici´pio de Belo Horizonte, cuja proposta de tempo integral possibilita pra´ticas do universo do lazer e objetiva proporcionar uma formac¸a~o diferenciada. A investigac¸a~o utilizou a abordagem do ciclo de poli´ticas (Policy cycle approach) para entender os contextos de influe^ncia, produc¸a~o de texto e pra´tica do programa. No contexto de influe^ncia foi construi´da e analisada a trajeto´ria de formulac¸a~o da poli´tica de ampliac¸a~o dia´ria do tempo escolar, considerando que sua constituic¸a~o na~o se organiza de forma linear. Na constituic¸a~o das poli´ticas pu´blicas as age^ncias multilaterais entram no campo da educac¸a~o com o discurso de enfrentamento das desigualdades e fracassos escolares e da busca da qualidade da educac¸a~o. No contexto de produc¸a~o de texto foram identificadas e analisadas as perspectivas de lazer e de educac¸a~o nos documentos. Os textos produzidos, dentre elas os registros legais, representam o resultante das disputas e acordos produzidos por grupos que atuam em diversos lugares dessa produc¸a~o. E, finalmente, no contexto da pra´tica foram interpretadas as concepc¸o~es de lazer e educac¸a~o apropriadas pelos sujeitos envolvidos no planejamento e execuc¸a~o, compreendendo os planejamentos, ac¸o~es e estrate´gias utilizadas nas pra´ticas de lazer, seus conteu´dos e as metodologias de avaliac¸a~o. Nesse contexto foi possi´vel perceber aproximac¸o~es e distanciamentos dos textos originais, compreendendo o espac¸o onde os textos sa~o (re) interpretados e (re) contextualizados. Os encaminhamentos metodolo´gicos para a investigac¸a~o foram construi´dos por meio da pesquisa bibliogra´fica que buscou examinar obras e perio´dicos que contemplavam os termos lazer, poli´tica pu´blica educacional e educac¸a~o. A pesquisa documental que baseou-se nos documentos referentes ao plano estrate´gico de governo, a` proposta pedago´gica do programa, as proposic¸o~es curriculares do ensino fundamental, e publicac¸o~es referentes ao Programa Escola Integrada e o Programa Mais Educac¸a~o. A pesquisa de campo, por sua vez, foi constitui´da por um estudo de caso em uma escola localizada em regia~o de grande vulnerabilidade social, cuja definic¸a~o e´ feita por crite´rios da administrac¸a~o municipal. Na coleta dos dados no campo de pesquisa foi utilizada a entrevista semi-estruturada com a participac¸a~o de cinco coordenadores, quatro monitores universita´rios e cinco agentes culturais, totalizando 14 sujeitos envolvidos no planejamento e execuc¸a~o das ac¸o~es educativas do programa. A ana´lise e interpretac¸a~o dos conteu´dos partiram da identificac¸a~o das categorias: integralidade, concepc¸a~o de lazer, concepc¸a~o de educac¸a~o, pra´tica/ac¸a~o educativa. As concepc¸o~es de educac¸a~o e lazer apropriadas pelo Programa Escola Integrada sinalizam para a simplificac¸a~o do tempo a partir da ocupac¸a~o com atividades em si, que na~o sa~o consideradas como negativas. No entanto, na~o sa~o suficientes para o desenvolvimento de uma cultura poli´tica, assentada na formac¸a~o cultural. As ac¸o~es educativas planejadas e executadas pelos sujeitos investigados precisam ser redimensionadas e refletidas como promotoras, produtoras e produzidas da/na cultura, ale´m das possibilidades de divertir e alegrar.