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Formação Profissional em Lazer, nos Cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo
 
     Formação Profissional em Lazer, nos Cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo
     
     


Autor(es):
De Filippis, André


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 4 (2012): dezembro

Palavras-chave:
Formação Profissional; Educação Física; Lazer


Resumo: Esta pesquisa partiu do pressuposto de que os estudos do lazer podem ser vistos como uma proposta a ser discutida nos processos de formac¸a~o profissional dos cursos de graduac¸a~o em Educac¸a~o Fi´sica, tanto por seus conteu´dos culturais fi´sico-esportivos, quanto pela relac¸a~o entre lu´dico e educac¸a~o, o que torna necessa´rio repensar a construc¸a~o desse conhecimento no processo de formac¸a~o. A fundamentac¸a~o teo´rica baseia-se em diversos autores, com destaque para os estudos de Marcellino (2010 e 2011), que entendem o lazer como manifestac¸a~o cultural, e Isayama (2002, 2008 e 2010), na relac¸a~o entre a formac¸a~o superior em Educac¸a~o Fi´sica e a atuac¸a~o na a´rea do lazer. Nosso objetivo foi investigar as relac¸o~es entre a formac¸a~o profissional em estudos do lazer e suas relac¸o~es com o mercado de trabalho. Para tanto, lanc¸amos ma~o de pesquisas bibliogra´fica e documental. A pesquisa bibliogra´fica foi realizada atrave´s dos Sistemas de Bibliotecas da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ale´m de sites acade^micos da Internet e do Banco de Teses da Capes, nos u´ltimos cinco anos, abrangendo as te´cnicas: (1) levantamento bibliogra´fico inicial, correspondente aos temas-chave Formac¸a~o Profissional, Educac¸a~o Fi´sica e Lazer; (2) ana´lise textual; (3) ana´lise interpretativa (SEVERINO, 1993). A pesquisa documental (BRUYNE, 1991) foi utilizada para a ana´lise dos projetos pedago´gicos dos cursos e de seus planos de ensino, por meio de ana´lise de conteu´do (GIL, 2002). Os cursos foram selecionados por sua localizac¸a~o no Estado de Sa~o Paulo, onde o mercado de trabalho do profissional esta´ mais desenvolvido no Pai´s, sendo tre^s instituic¸o~es particulares e tre^s pu´blicas. O modo de observac¸a~o foi o do estudo comparativo (BRUYNE, 1991) para verificar as possi´veis semelhanc¸as ou contradic¸o~es entre as universidades. Dessa forma foram levantados sete categorias de ana´lises que sa~o: Como o lazer e´ citado nos Projetos Pedago´gicos; Disciplinas diretamente vinculadas aos estudos do lazer; Vinculac¸a~o das disciplinas com a vida; Vinculac¸a~o das disciplinas com relac¸a~o aos conteu´dos culturais do lazer; Vinculac¸a~o das disciplinas com relac¸a~o aos conteu´dos fi´sico-esportivos; relac¸a~o da bibliografia ba´sica utilizada nas ementas das disciplinas relacionadas ao lazer e a Relac¸a~o entre teoria/pra´tica.Enquanto processo discursivo, utilizamos o materialismo histo´rico diale´tico, segundo Gramsci (1978), em sua abordagem histo´rica, dos intelectuais, e na recuperac¸a~o do valor de atuac¸a~o no plano cultural, buscando alterac¸o~es estruturais. Esta pesquisa nos mostra que existe relac¸a~o entre a formac¸a~o profissional em lazer nos cursos superiores de Educac¸a~o Fi´sica e a atuac¸a~o em campo; que os cursos de Educac¸a~o Fi´sica sa~o espac¸os para a formac¸a~o profissional na a´rea, pore´m ela deve ser abordada tambe´m em outros cursos, pela necessidade de, pela formac¸a~o, contemplar o cara´ter pluri e multiprofissional, em busca de trabalhos interdisciplinares, inerentes a` transversalidade do objeto de estudo – o lazer; e, finalmente, que comparados a dados coletados em pesquisa anterior Isayama (2002) o nu´mero de disciplinas diretamente ligadas aos estudos do lazer esta´ aumentando nos cursos de Educac¸a~o Fi´sica, e onde elas existem, na~o e´ mais reduzido a` recreac¸a~o, contemplando as relac¸o~es com as outras esferas da vida, historicidade e abrangendo os diferentes conteu´dos culturais.