Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Antropologia; Sociedade
Resumo:
O lazer, no sentido amplo do termo, e´ entendido como uma manifestac¸a~o
cultural que estabelece mu´ltiplas relac¸o~es com os aspectos sociais e econo^micos que constituem as sociedades contempora^neas. Assim, para que se tenha uma compreensa~o mais vasta das questo~es metodolo´gicas das pesquisas relativas ao lazer e seu significado para o ser humano contempora^neo, fazem-se necessa´rias as contribuic¸o~es teo´ricas de a´reas do saber que possibilitem uma “diagnose” dos pontos nodais impli´citos em suas manifestac¸o~es, que por ora tambe´m contribuem para alienar e excluir o sujeito em detrimento de seu desenvolvimento sociocultural e e´tico. Partindo dessa perspectiva e problematizando o conceito de lazer relacionado aos sistemas de produc¸a~o e a`s pra´ticas mercadolo´gicas, esse artigo analisa o que o processo discursivo das escolas antropolo´gicas, evolucionista, culturalista e funcionalista tem a contribuir para os estudos do lazer.