Publicações de Turismo
Nova busca:        


Natureza e Educação dos Sentidos: Forjando Novas Sensibilidades no Âmbito da Educação para Todos (Brasil e Espanha, Finais do séc. XIX e Início do Séc. XX)
 
     Natureza e Educação dos Sentidos: Forjando Novas Sensibilidades no Âmbito da Educação para Todos (Brasil e Espanha, Finais do séc. XIX e Início do Séc. XX)
     Nature and Education of the Senses: Forging New Sensibilities Within Education for All (Brazil and Spain, in the Late Nineteenth and Early Twentieth Centuries)
     


Autor(es):
Oliveira, Marcus Aurelio Taborda de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e Treinamento; Natureza


Resumo: Na esteira do plural movimento que pretendeu renovar a educac¸a~o nas de´cadas finais do se´c. XIX e nas iniciais do se´c. XX localizamos pistas de prescric¸o~es que pretendiam ter um cara´ter universal. Algumas e^nfases tiveram grande impacto em diferentes pai´ses, tais como, a educac¸a~o este´tica, a educac¸a~o pela experie^ncia, a educac¸a~o para a paz, a educac¸a~o fi´sica, ale´m de um a`s vezes gene´rico retorno a` natureza, que visavam fortalecer o que chamamos de uma educac¸a~o dos sentidos. Partindo das pistas localizadas em arquivos brasileiros e espanho´is, nesse espac¸o me ocuparei apenas de uma das suas expresso~es, aquela que aqui denomino “retorno a` natureza”, ciente que uma educac¸a~o dos sentidos mobilizou e mobiliza inu´meras possibilidades de pensar os processos de formac¸a~o, os quais a`s vezes esta~o diretamente relacionadas com aquilo que hoje denominamos lazer, que frequ¨entemente alimenta o mito de um retorno a` uma natureza pretensamente imaculada.