Publicações de Turismo
Nova busca:        


Visita Guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
 
     Visita Guiada à Fábrica de Antiguidades: sociologia, turismo e autenticidade
     
     


Autor(es):
Guerreiro, Jorge André
Marques, João Filipe


Periódico: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos

Fonte: Anais Brasileiros de Estudos Turísticos - ABET ; ABET, v.7, n1., Jan./Abr., 2017 - Edição Temática: experiências turísticas em transformação na IberoAmérica, pp.1-118; 8-22

Palavras-chave:
Autenticidade; Autenticidade Encenada; Autenticidade Emergente; Autenticidade Existencial; Sociologia do Turismo; Autenticidade; Turismo


Resumo: Autenticidade constitui uma das palavras mais utilizadas e um dos temas mais discutidos na Sociologia do Turismo nas últimas quatro décadas. Tendo sofrido várias mudanças de sentido, o termo acompanhou a evolução dos estudos sobre turismo – desde a abordagem funcionalista à construtivista, culminando na viragem pós-moderna e fenomenológica. Ainda assim, a autenticidade enquanto conceito científico nem sempre se tem revelado suficientemente heurístico para suportar a investigação no plano empírico, mercê das influências filosóficas que o termo ainda carrega e que parecem continuar bem presentes mesmo hoje em dia, contribuindo para a sua indefinição. Este artigo faz uma análise crítica da extensa literatura que aborda o tema da autenticidade no turismo, desde as suas origens até ao presente, terminando com algumas recomendações para as suas utilizações futuras.