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O lúdico como Possibilidade Pedagógica no Estudo do Meio
 
     O lúdico como Possibilidade Pedagógica no Estudo do Meio
     
     


Autor(es):
de Andrade, André Benatti


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro

Palavras-chave:
Estudo do Meio; Lúdico; Atividades de Lazer.


Resumo: Este trabalho busca fazer aproximac¸o~es entre os conceitos de “estudo do meio”, ou EM, e de lu´dico, com o objetivo de aprimorar essa metodologia de ensino relacionada a` vive^ncia da aula na~o formal. Nosso objetivo e´ colaborar com o entendimento do EM com base nas caracteri´sticas do lu´dico, analisando essa metodologia como uma alternativa de ensino-aprendizagem mais eficiente e prazerosa para quem dela participa. O trabalho foi desenvolvido pela combinac¸a~o das pesquisas bibliogra´fica e de campo. A pesquisa bibliogra´fica, realizada a partir de levantamento efetuado nos sistemas de biblioteca da Unimep e da Unicamp e em ferramentas acade^micas disponi´veis na rede mundial de computadores e, posteriormente, utilizando as ana´lises textual, interpretativa e cri´tica, procura levantar conceitos importantes para o entendimento dessa metodologia de ensino – o estudo do meio. A pesquisa de campo foi realizada em Campinas, SP – cidade em que os estudos do meio te^m se apresentado como alternativa cada vez mais frequente – em age^ncias e escolas escolhidas por crite´rios de representatividade. Envolveu 78 participantes entre professores, coordenadores, diretores e dirigentes de age^ncias por meio de questiona´rio com 16 perguntas sobre estudo do meio e o lu´dico. Uma das importantes questo~es apontadas na pesquisa e´ o fato de termos no EM uma possibilidade de grande releva^ncia para o ensino-aprendizado do aluno. Vinte e cinco animadores (80,63%), um dono de age^ncia (33,33%), todos os professores (100%) e todos os coordenadores (100%) acreditam que o EM e´ uma possibilidade para o ensino- aprendizado. Observou-se tambe´m que na~o so´ as escolas particulares, mas tambe´m as pu´blicas, fazem uso dessa metodologia de ensino com seus alunos. Quanto a`s questo~es relacionadas ao lu´dico, todos os 32 professores (100%) e os dois coordenadores (100%) entendem que e´ de extrema importa^ncia para o desenvolvimento do aprendizado no EM. No mesmo sentido, 29 animadores (93,54%) e dois donos de age^ncias (66,66%) acreditam no cara´ter lu´dico como possibilidade para o aprendizado no EM. Acreditamos tambe´m que a pesquisa pode contribuir para os estudos do lazer, considerando o EM como estrate´gia de ac¸a~o na a´rea.