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Imaginário Radical e Educação Física: Trajetória Esportiva de Corredores de Longa Distância
 
     Imaginário Radical e Educação Física: Trajetória Esportiva de Corredores de Longa Distância
     
     


Autor(es):
Santos, Antonio de Pádua dos


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 3 (2012): setembro

Palavras-chave:
Imaginário Radical; Atletismo; Estar Junto


Resumo: Este estudo propo~e uma leitura do esporte de rendimento, com o aporte teo´rico do imagina´rio radical, considerando as dimenso~es so´cio-histo´ricas e subjetivas na pra´tica de corridas de longa dista^ncia. De ini´cio, a amostra da pesquisa foi composta por oito sujeitos-atletas do grupo de corredores de rua Sport Vida. Assim, ao fazermos uma ana´lise so´cio-histo´rica dessa pra´tica esportiva, consideramos em conjunto os aspectos socioculturais e seguimos com o objetivo de compreender os sentidos a ela atribui´dos pelos sujeitos-atletas, para ale´m do aspecto econo^mico e do consumo. Observamos que, mesmo o atletismo envolvendo aspectos relacionados ao rendimento, os atletas criam outros sentidos para continuarem desenvolvendo essa pra´tica, como as amizades, o estar juntos com os amigos. Eles rompem com a lo´gica determinista do esporte – ultrapassar o limite do corpo, vencer a qualquer prec¸o, sobrepujar os colegas –, buscando momentos de solidariedade, um esporte sem viole^ncia e afetivo. Percebemos, pore´m, contradic¸o~es, no discurso de alguns atletas, quando confessam que o mais importante e´ o amor pelo esporte, as amizades, mas reclamam da falta de patroci´nio e de apoio para poderem treinar com mais tranquilidade. Esta pesquisa tambe´m revelou que, nessa pra´tica, os atletas constroem uma obstinac¸a~o, devido ao sacrifi´cio que ela impo~e ao corpo, pore´m isso e´ transformado em prazer, excitac¸a~o e busca de fortes emoc¸o~es. Valores e´ticos tambe´m sa~o construi´dos e valorizados no atletismo, o que e´ observado quando os sujeitos-atletas fazem cri´ticas contundentes ao uso de substa^ncias qui´micas por aqueles (as) que o praticam. Ao tomarmos o imagina´rio radical como principal fonte teo´rica para esta pesquisa, fica evidente que o esporte pode ser ressignificado, desde que esse imagina´rio seja potencializado no ensino da educac¸a~o fi´sica, provocando nos alunos uma reflexa~o cri´tica sobre a sociedade e sobre o esporte, que passa a ser direcionado para a solidariedade, com democracia e autonomia. Enfim, o estudo revelou que o esporte de rendimento e´ capaz de criar lac¸os sociais e estruturar relac¸o~es a` sua volta.