Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade: Algumas Reflexões Acerca do Contexto Atual das Produções Acadêmicas
 
     Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade: Algumas Reflexões Acerca do Contexto Atual das Produções Acadêmicas
     Leisure, Research and Interdisciplinarity: Some Reflections on the Current Context of Academic Productions
     


Autor(es):
Marques, Walter Ernesto Ude


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 2 (2012): junho

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Pesquisa; Pesquisa Interdisciplinar


Resumo: Trata-se de uma palestra desenvolvida no XII Semina´rio 'O Lazer em Debate', na qual se abordou a relac¸a~o entre Lazer, Pesquisa e Interdisciplinaridade, no contexto atual das produc¸o~es acade^micas. Nesse sentido, se questionou os crite´rios adotados para a avaliac¸a~o dos trabalhos cienti´ficos, dentro do modelo que vigora entre a maioria das universidades, os quais priorizam aspectos quantitativos e produtivistas em detrimento da qualidade da sua produc¸a~o. Diante do tempo exi´guo para a realizac¸a~o das pesquisas nos cursos de po´s-graduac¸a~o, principalmente no ni´vel de mestrado, tem se produzido trabalhos mais descritivos do que anali´ticos e interpretativos, sem possibilidade de intervenc¸o~es pertinentes na realidade social. No campo de estudos do lazer, essa premissa se torna mais complicada, considerando sua interface com a cultura, e a necessidade do desenvolvimento de estudos antropolo´gicos. A inter e a transdisciplinaridade comparecem como possibilidades necessa´rias para o enfrentamento da complexidade das atividades que envolvem o contexto de estudos acerca do lazer. Todavia, perante a uma perspectiva hegemo^nica que impo~e leituras simplificadas e a´geis diante da realidade pesquisada corre-se o risco de produzir pesquisas pouco aprofundadas. Frente a isso, a discussa~o deste artigo problematiza a concepc¸a~o de cie^ncia que se vem construindo, nos u´ltimos tempos, e a qualidade do conhecimento produzido diante das presso~es do atual de sistema de avaliac¸a~o das universidades brasileiras.