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Elementos do Pós Moderno na Representação do Esporte no Cinema Contemporâneo
 
     Elementos do Pós Moderno na Representação do Esporte no Cinema Contemporâneo
     
     


Autor(es):
Araújo, Allyson Carvalho de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 2 (2012): junho

Palavras-chave:
Esporte; Cinema; Pós-modernidade


Resumo: A tese apresenta uma reflexa~o sobre duas das principais ofertas de lazer do se´culo XX, o cinema e o esporte. O texto aponta um deslocamento da compreensa~o de esporte no contempora^neo a partir de sua representac¸a~o no cinema. Ancorado-se em algumas fraturas na ideia de esporte quando observada a expressa~o dessa pra´tica no final do se´culo XX e ini´cio do se´culo XXI, o trabalho dialoga com o conceito de po´s- modernidade, dando relevo a alguns temas que ve^m sendo recorrentes ao discutir este conceito, a saber: ge^nero, sexualidade, consumo e cultura pop. A tese trabalha a hipo´tese de que o esporte contempora^neo, fortemente mediado pelas imagens, esgarc¸a a compreensa~o instaurada na modernidade, ampliando tanto sua possibilidade de representac¸a~o no cinema quanto sua compreensa~o. Tomou-se o cinema como suporte para o debate por considerar sua relac¸a~o histo´rica com o esporte, com berc¸o na modernidade. O estudo objetivou compreender a representac¸a~o do esporte no cinema contempora^neo, fazendo um contraponto com a ideia do esporte moderno. Vinculado a esse objetivo central, o trabalho tambe´m objetiva: a) Estabelecer nexos de proximidades e distanciamentos entre as representac¸o~es cinematogra´ficas do esporte na modernidade e no contempora^neo; b) Problematizar um novo conceito de esporte que contemple uma nova compressa~o. O corpus de ana´lise desta pesquisa e´ composto por filmes produzidos nesta primeira de´cada do se´culo XXI e que sa~o emblema´ticos para pensar entrelac¸amentos culturais a partir de enredos (tema´ticas) esportivos previamente selecionados e que se transmutaram em categorias do estudo por sua recorre^ncia no campo das narrativas cinematogra´ficas que tematizam o esporte, a saber: para discutir noc¸o~es de ge^nero e sexualidade no esporte: Beautiful Boxer (2003), Million Dollar Baby (2004), Billy Elliot (2000) e The Iron Ladies (2000); para discutir as relac¸o~es da cultura pop e do mercado com o esporte: Bend it like Beckham (2002), Goal! The Dream Begins (2005), Goal! 2: Living the Dream (2007), e Goal! 3: Taking on the World (2009). As argumentac¸o~es presentes se da~o a partir da apreciac¸a~o e se dara~o pela interpretac¸a~o de imagens (AUMONT, 1993) que interpela a significac¸a~o prima´ria ou natural (fato representado e ni´vel expressivo) e a significac¸a~o secunda´ria ou convencional (atribuic¸a~o de valor a partir de refere^ncia cultural). A partir do estudo percebe-se um gradativo afastamento da compreensa~o do esporte atrelado a`s categorias de burocratizac¸a~o, cientificac¸a~o do treinamento, comparac¸a~o objetiva, busca do record, entre outros, muito pro´prios do cena´rio moderno. Na leitura que se faz a partir das ana´lises, torna-se clara a percepc¸a~o de novas formas de aderir ao feno^meno esportivo pela valorac¸a~o de refere^ncias sensitivas, lu´dicas e de convi´vio partilhado da experie^ncia corporal. Uma sensibilidade esportiva menos vinculada a` lo´gica agoni´stica e, por isso mesmo, mais devota a` auto-gratificac¸a~o e adesa~o aos desejos/prazeres. A busca pelo prazer no esporte esta´ inflacionando os valores a ele atrelados e isso desenvolve demandas de ordem estrutural nessa pra´tica, tal como reivindicac¸a~o de novas formas de visibilidade, de acesso e de experie^ncias. Faz parte dessas demandas o regresso ao sentido original do esporte (prazer, descanso, espairecimento, recreio, passatempo), na~o pelo regresso a`s demandas histo´ricas, mas pela atualizac¸a~o das necessidades humanas.