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Atividades Lúdicas e Esportivas Desenvolvidas em Instituições de Educação Não Formal: Reflexões dos Adolescentes Institucionalizados
 
     Atividades Lúdicas e Esportivas Desenvolvidas em Instituições de Educação Não Formal: Reflexões dos Adolescentes Institucionalizados
     Ludic and Sports Activities Developed in Social Education Institutions: Reflections of Institutionalized Teenagers
     


Autor(es):
Natali, Paula Marçal
Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 1 (2012): março

Palavras-chave:
Adolescente; Esportes; Atividades de Lazer


Resumo: Este trabalho apresenta reflexões de adolescentes institucionalizados em relação às atividades lúdicas e esportivas desenvolvidas em projetos de Educação Não Formal de duas instituições da cidade de Maringá-PR. Na constituição do referencial teórico desta pesquisa foi utilizada a multirreferencialidade de Macedo (2000). Na pesquisa de campo foi adotada a técnica de grupo focal com os adolescentes das instituições. Nas transcrições e análises das falas dos adolescentes, eles atribuíam funções e conteúdos sobre a forma como as atividades lúdicas e esportivas eram realizadas nestes locais. Nestas falas foi possível observar que, nas duas instituições, existia uma forte preocupação com o preparo dos adolescentes para o mercado de trabalho e que as atividades lúdicas e esportivas não eram prioritárias. Elas eram consideradas como ocupação do tempo livre e controle disciplinar. Entendemos que estas atividades são manifestações culturais que precisam ser compreendidas em suas possibilidades e contradições. Para tanto, consideramos a reflexão sobre as atividades lúdicas e esportivas nas instituições de Educação Não Formal como um desafio a ser problematizado e discutido de forma mais aprofundada nas universidades e instituições do Terceiro Setor.