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Teoria do Campo Social e Políticas Públicas: O Caso do Conselho Gestor de Turismo de Juiz de Fora, MG, Brasil The Theory of Social Field and Public Policies: The Case of the Management Council of Tourism of Juiz de Fora, MG, Brazil
 
     Teoria do Campo Social e Políticas Públicas: O Caso do Conselho Gestor de Turismo de Juiz de Fora, MG, Brasil The Theory of Social Field and Public Policies: The Case of the Management Council of Tourism of Juiz de Fora, MG, Brazil
     
     


Autor(es):
Frade da Mata, Gilberto Maurício
Pimentel, Thiago Duarte
Emmendoerfer, Magnus Luiz


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 10, n. 2 (2018): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciencias Sociais Aplicadas, Turismo; Turismo. Tourism. Gestão Social. Social Management. Campo Social. Social Field. Conselho Municipal de Turismo. Tourism’s Municipal Councils. Minas Gerais, Brasil. Brazil.


Resumo: O número de Conselhos Municipais de Turismo ativos, em Minas Gerais, aumentou 516% nos últimos cinco anos, o que instiga a investigação do real aumento da participação política de agentes não governamentais na política de Turismo local. Neste escopo, este estudo de caso visa compreender o campo social e as políticas públicas de um Conselho Municipal de Turismo.  A partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, efetuou-se uma análise de conteúdo temática de atas de reunião referente ao período da gestão de 2011 a 2013. Os resultados apontaram o subcampo social do Conselho Municipal de Turismo, dentro do campo turístico, os capitais preponderantes na definição de políticas e como ocorre o condicionamento do conselho local ao Estado. Concluiu-se que existe uma dependência e uma possível tirania do Estado, que pode comprometer a consecução de princípios democráticos na atividade turística em nível municipal.PALAVRAS-CHAVETurismo. Gestão Social. Campo Social. Conselho Municipal de Turismo. Minas Gerais, Brasil. ABSTRACTThe number of Municipal Councils of Minas Gerais Tourism’s active increased 516% in the last 5 years, what instigates the investigation of the real increased political participation of non-state actors in the local tourism policy. In this scope, this case study aims to understand social field and the public policies of a Municipal Tourism Council. From a qualitative research approach, it was conducted a thematic content analysis of meeting minutes for the period management 2011 to 2013. The results showed the social subfield of the tourism Council in the tourism field, the predominant capital in policy and how is the conditioning of the local council to the state. It was concluded that there is a dependence and a tyranny of the State that can jeopardize the implementation of democratic principles in the municipality level touristic activity.KEYWORDSTourism. Social Management. Social Field. Tourism’s Municipal Councils, Minas Gerais, Brazil. AUTORESGilberto Maurício Frade da Mata – Mestre. Professor e pesquisador na Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil. Currículo: http://lattes.cnpq.br/0526029911940154 E-mail: gilbertofmata@gmail.comThiago Duarte Pimentel – Doutor. Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil Currículo: http://lattes.cnpq.br/9841188234449467  E-mail: thiago.pimentel@ich.ufjf.brMagnus Luiz Emmendoerfer – Doutor. Professor e pesquisador na Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG, Brasil. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/0919407313173824 E-mail: magnus@ufv.br  REFERÊNCIASAbramovay, R. (2001). Conselhos além dos limites. Estudos avançados, 15(43), 121-140. LinkAvritzer, L. (2006). Reforma política e participação no Brasil. Belo Horizonte: UFMG. LinkBardin, L. (2006). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.Bourdieu, P., Inda, A. 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