Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 15 n. 1 (2012): março
Palavras-chave:
Ensino; Pesquisa; Extensão; Lazer
Resumo: O presente texto visa relatar os caminhos didático-metodológicos norteadores da implantação do PELC/UFPR, no período de 2008 a 2009, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Lazer, Espaço e Cidade da UFPR (GEPLEC), localizado no CEPELS/DEF/UFPR. Esta ação se consolidou de forma articulada entre ensino-pesquisaextensão, com intervenções práticas no âmbito do lazer para a comunidade e formação continuada para professores e educadores. Para tanto, os conteúdos como jogo, esporte, dança, lutas, teatro, música, capoeira, práticas corporais na natureza, entre outras ações, foram desenvolvidos, ampliados e transformados. Tal ação partiu do princípio que as experiências no tempo-espaço do lazer podem se constituir como uma prática sociocultural, pedagógica e política.