Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 4 (2011): dezembro
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e Treinamento; Beleza
Resumo:
O objetivo deste artigo e´ analisar cri´tico-dialo´gicamente o lazer-educac¸a~o fi´sica como universos de (re)criac¸a~o da beleza e felicidade do corpo. Pretende-se provocar debates e construc¸o~es visando a`s subjetividades expressas em diferentes segmentos sociais. Numa abordagem etnometodolo´gica o pensamento foi tecido dialogando com o que significa olhar a beleza e a felicidade para (re)significar o debate sobre a dina^mica das sensibilidades da vida humana no lazer- educac¸a~o fi´sica. Nesse sentido, a base epistemolo´gica foi desvelando caminhos para redesenhar nossa “paisagem reflexiva” a fim de se adquirir uma compreensa~o do verdadeiro, do belo e do bom. Assim, vislumbramos a expressa~o da beleza e felicidade em pra´xis circunscritas no lazer-educac¸a~o fi´sica como fontes de produc¸a~o, sociabilizac¸a~o e apropriac¸a~o do conhecimento, numa perspectiva de criac¸a~o e transcende^ncia humana – o corpo, belo, feliz e lazerento.