Publicações de Turismo
Nova busca:        


Capoeira Angola na Favela: Juventudes, Sentidos e Redes Sociais
 
     Capoeira Angola na Favela: Juventudes, Sentidos e Redes Sociais
     
     


Autor(es):
Kanitz, Roberto Camargos Malcher


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 4 (2011): dezembro

Palavras-chave:
Capoeira Angola; Lazer; Juventude; Redes Sociais; Sentido; Significado


Resumo: Esta dissertac¸a~o procura discutir a forma como a Capoeira Angola constro´i elementos para o fortalecimento de redes sociais dos sujeitos envolvidos e, desse modo, contribuir no sentido do enfrentamento a viole^ncia juvenil. Tento estabelecer um dia´logo com algumas importantes produc¸o~es acade^micas situadas na perspectiva das teorias histo´rico-culturais, e no entrelac¸amento com os saberes construi´dos com as atividades desenvolvidas por jovens do Grupo de Capoeira Angola Meninos de Palmares, localizado no aglomerado do Alto Vera Cruz, regia~o perife´rica da cidade de Belo Horizonte. Busquei estabelecer tambe´m alguns dia´logos com o pensamento complexo, na tentativa de captar aspectos peculiares e originais da trama observada, no cena´rio pesquisado. Este trabalho releva ainda, a descric¸a~o do campo pesquisado e a construc¸a~o metodolo´gica voltada para uma investigac¸a~o que buscou avanc¸ar na perspectiva interdisciplinar, com foco na observac¸a~o participante e na realizac¸a~o de entrevistas abertas tema´ticas. Esses diversos procedimentos convergem no esforc¸o de responder a`s questo~es que sera~o aqui apresentadas. O isolamento, ou o compartilhamento dos saberes nos impede de compreender o que esta´ tecido junto, ou seja, segundo o sentido original do termo complexus. Nessa direc¸a~o, a perspectiva histo´rico-cultural fundamenta-se, da mesma forma, na tentativa de superar os reducionismos das concepc¸o~es empiristas e idealistas, como fica evidente nas produc¸o~es de Vygotsky e de Bakhtin. Por fim, as considerac¸o~es dessa pesquisa podem provocar reflexo~es sobre as questo~es dos grandes centros urbanos, seus processos de exclusa~o, viole^ncia e marginalidade, e ainda, as resiste^ncias fanta´sticas de seus sujeitos e suas manifestac¸o~es afrodescendentes.