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O Lazer nas Políticas Públicas Participativas de Porto Alegre: Estudo das Gestões Municipais de 1994 a 2004
 
     O Lazer nas Políticas Públicas Participativas de Porto Alegre: Estudo das Gestões Municipais de 1994 a 2004
     Leisure in The Participatory Public Policies of Porto Alegre: A Study of the Municipal Administrations from 1994 to 2004
     


Autor(es):
Rodrigues, Rejane Penna
Marcellino, Nelson Carvalho


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 3 (2011): setembro

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Políticas Públicas; Administração Pública


Resumo: O principal objetivo deste trabalho, baseado em dissertac¸a~o de mestrado, foi identificar e analisar a inclusa~o do Lazer enquanto a´rea da poli´tica pu´blica de Porto Alegre, no peri´odo de 1994 a 2004, buscando compreender suas diretrizes, objetivos, pressupostos e projetos implementados. A metodologia combinou pesquisa bibliogra´fica e documental. A primeira foi realizada a partir dos sistemas de bibliotecas da UnB e Unimep, ampliando-se com consultas a obras indexadas na CAPES e na Rede CEDES, do Ministe´rio do Esporte. O levantamento bibliogra´fico inicial tratou dos temas-chave: Lazer, Esporte e Poli´ticas Pu´blicas; Poli´ticas Participativas; Administrac¸a~o Municipal de Porto Alegre. A pesquisa documental englobou relato´rios, planejamentos, registros escritos de fatos vividos no cotidiano da ac¸a~o poli´tica investigada, da legislac¸a~o e outros documentos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, neste peri´odo histo´rico. Os dados analisados nos apontaram a especificidade das Poli´ticas Pu´blicas de Lazer, nos itens institucionalidade, objetivo principal, prioridade, enfoque, lo´gica da tomada de decisa~o, e financiamento, onde o Orc¸amento participativo teve papel relevante, e se revelou o principal marco das discusso~es.A dissertac¸a~o permitiu identificar fatores que revelam inovac¸o~es nas poli´ticas vividas, principalmente em termos de participac¸a~o popular e, ao mesmo tempo, limites e possibilidades na produc¸a~o, apropriac¸a~o e vive^ncias do cotidiano estudado.