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Lazer, Juventude e as Propagandas de Cerveja: Possibilidades de Consumo e Prazer
 
     Lazer, Juventude e as Propagandas de Cerveja: Possibilidades de Consumo e Prazer
     
     


Autor(es):
Bertolo, Mayara Arina


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 3 (2011): setembro

Palavras-chave:
Lazer; Mídia; Álcool; Juventude


Resumo: As possibilidades de vivenciar momentos de descontrac¸a~o, descanso e divertimento esta~o presentes na contemporaneidade sendo que, de modo geral, as inu´meras pra´ticas e possibilidades de ocupac¸a~o do tempo livre relacionado ao prazer sa~o, incansavelmente veiculadas nos va´rios meios de comunicac¸a~o e, de modo especial, constituem grande parte do material de publicidade para a venda de bens e produtos. Nesse sentido a oferta de diferentes marcas de cerveja, como tambe´m a publicidade em torno das marcas e´ bastante presente na mi´dia que estabelece estreita relac¸a~o do consumo de cerveja com a vive^ncia do lazer. Muitas propagandas utilizam de imagens de diferentes ambientes e contextos sociais, como uma forma de divulgar a possibilidade de todas as pessoas adquirirem o produto oferecido e vivenciar as situac¸o~es mostradas nos comerciais. Nota-se, enta~o, que as propagandas de cerveja esta~o utilizando va´rios artifi´cios para divulgar o a´lcool, dos quais destacam-se, i´cones de prazer, diversa~o, conquistas, recompensa pelo dia de trabalho, e satisfac¸a~o do imagina´rio popular, como beleza, forc¸a, sau´de, sexo etc., utilizando imagens que representam alegria e socializac¸a~o. Este estudo tem por objetivo analisar as mensagens e as relac¸o~es entre o consumo e situac¸o~es agrada´veis, que de modo geral, representam a vive^ncia do lazer em sociedade, presente nos comerciais de cerveja. O material de analise esta´ representado por comerciais de cervejas veiculados na mi´dia televisiva entre marc¸o de 2009 a marc¸o de 2010. Foram capturadas 39 propagandas em sites de compartilhamento de conteu´do, o Youtube, e nos sites das indu´strias cervejeiras, gravadas e armazenadas na forma de documento. Os comerciais foram analisados e divididos em quatro conjuntos de informac¸o~es conforme a mensagem principal relacionada ao consumo. O primeiro conjunto e´ referente a duas categorias, a 1a Encontros sociais e a 2a Presenc¸a de celebridades. O segundo conjunto analisa a presenc¸a das frases sobre consumo moderado e consciente, o terceiro e´ com relac¸a~o aos comerciais que apresentam apoio e patroci´nio a` selec¸a~o brasileira de futebol e por fim o quarto e u´ltimo conjunto de dados aborda o pu´blico alvo das propagandas. Dentre os 39 comerciais 33,3% esta´ relaciona o consumo da cerveja com encontros sociais e 66,6% das propagandas utilizam da imagem de celebridades como protagonistas. Em 89,7% das propagandas ha´ a menc¸a~o de frases do consumo consciente de forma legi´vel. Conclui-se que os comerciais recorrem ao imagina´rio por meio de cenas de lazer de jovens compreendidos por momentos agrada´veis e divertidos, repletos de satisfac¸o~es e conquistas representando forte argumento de persuasa~o ao consumo. Fica estabelecida uma influente relac¸a~o direta entre vive^ncia do lazer e consumo de cerveja, especialmente voltados a` parcela jovem da populac¸a~o, principal alvo das campanhas publicita´rias analisadas.