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Uma Análise das Variáveis do Estudo de Competitividade Turística Brasileira sob os Paradigmas da Geografia Econômica Evolutiva e Geografia Econômica Relacional / An Analysis of the Study Variables of the Brazilian Tourism Competitiveness under the Paradigms of Evolutionary Economic Geography and Relational Economic Geography
 
     Uma Análise das Variáveis do Estudo de Competitividade Turística Brasileira sob os Paradigmas da Geografia Econômica Evolutiva e Geografia Econômica Relacional / An Analysis of the Study Variables of the Brazilian Tourism Competitiveness under the Paradigms of Evolutionary Economic Geography and Relational Economic Geography
     
     


Autor(es):
Chim-Miki, Adriana Fumi
Domareski-Ruiz, Thays Cristina
Batista-Canino, Rosa Maria


Periódico: Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Fonte: ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 8, n. 2 (2016): Revista Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade

Palavras-chave:
Ciências Sociais Aplicadas/Turismo; Competitividade turística; Geografia Econômica Evolutiva; Geografia Econômica Relacional; Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores; Brasil.


Resumo: Este artigo analisa as variáveis utilizadas para medir a competitividade dos destinos indutores de Turismo no Brasil, sob a perspectiva resultante da fusão de paradigmas da Geografia Econômica Evolutiva [GEE] e da Geografia Evolutiva Relacional [GER], proposta por Sanz-Ibañez e Antón-Clave (2014). Em resumo é uma pesquisa qualitativa exploratória que utiliza a técnica de análise de conteúdo para realizar uma classificação das variáveis do monitor com base aos pilares da GEE-GER. O resultado indicou que 38,2% das variáveis se relacionam ao pilar Contexto, 18,4% com o pilar Ação Humana e 43,4% com o pilar Dependência da Trajetória. O estudo apresenta como considerações finais que o uso de GEE-GER nas análises de competitividade turística é ainda preliminar, porém, complementar às perspectivas neoclássicas já utilizadas, mas indica uma necessidade de evolução dos monitores turísticos para uma fundamentação baseada na GEE-GER, a fim de gerar informação específica vinculada a trajetória evolutiva de cada destino turístico contribuindo ao desenvolvimento de políticas públicas locais. PALAVRAS-CHAVES: Turismo. Competitividade turística. Geografia Econômica Evolutiva. Geografia Econômica Relacional. This paper analyzes the variables used to measure the tourism competitiveness of inductor destinations in Brazil by the theoretical perspective resulting of the integration of the approaches of Evolutionary Economic Geography (EEG) and Relational Economic Geography (REG), proposed by Sanz-Ibañez & Antón-Clave (2014). It is an exploratory qualitative research that uses the content analysis technique to perform a classification of the Brazilian competitiveness monitor variables based on base of the EEG-REG pillars. The results indicated that 38.2% of the variables are related to the Conceptuality pillar, 18.4% with the Human Action pillar and 43.4% with the Path Dependence pillar. The study presents as final considerations that the use of the EEG-REG approach in tourism competitiveness analysis is still preliminary, but complementary to the neoclassical perspective. Also, it indicates that need to evolve the tourism monitors to include in its foundation the theoretical base of EEG-REG, in order to generate specific information linked to evolutionary trajectory of each destination contributing to the development of local public policies. KEYWORDS: Tourism. Tourism Competitiveness. Evolutionary Economic Geography. Relational Economic Geography. Adriana Fumi Chim-Miki – Doutora. Pesquisadora da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. Currículo:  http://lattes.cnpq.br/6294505765908268. E-mail: adriana.chimmiki@gmail.comThays Cristina Domareski-Ruiz – Doutora. Em estágio pós-doutoral em Gestão do Turismo, na Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriu, SC, Brasil. E-mail: thaysdomareski@gmail.com Rosa Maria Batista-Canino – Doutora. Professor na Universidad de Las Palmas de Gran Canaria, Espanha. E-mail: rbatistacanino@ulpgc.es