Publicações de Turismo
Nova busca:        


Cerveja e Publicidade: Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo
 
     Cerveja e Publicidade: Uma Estreita Relação entre Lazer e Consumo
     Beer and Advertising: A Close Relationship Between Leisure and Consumption
     


Autor(es):
Bertolo, Mayara
Romera, Liana


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 2 (2011): junho

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Cerveja; Anúncios


Resumo: Sa~o inu´meros os fatores que contribuem para o consumo excessivo de bebidas alcoo´licas, dentre os quais, destacam-se as propagandas de cerveja que estabelecem estreita relac¸a~o entre beber e a vive^ncia do lazer da populac¸a~o jovem. O objetivo do estudo e´ analisar as formas de menc¸a~o aos interesses culturais do lazer na relac¸a~o com comerciais de cerveja. Foram coletados em sites da internet, 39 comerciais de cerveja veiculados na televisa~o, no peri´odo de marc¸o de 2009 a marc¸o de 2010, analisados e classificados conforme a mensagem principal em quatro categorias. Do total 51,3% dos comerciais apontaram os interesses sociais do lazer, 28,2% os interesses esportivos, 12,8% os interesses turi´sticos e 5,1% dos comerciais na~o utilizaram a tema´tica do lazer como argumento de convencimento ao consumo. Concluiu-se que dentre as estrate´gias utilizadas pelas propagandas destaca-se o uso de imagens que fazem refere^ncia a` vivencia do lazer em espac¸os agrada´veis com e^nfase na diversa~o e socializac¸a~o do pu´blico jovem.