Publicações de Turismo
Nova busca:        


Entre Pontas, Coques e Pliês: Aprendizagem da Dança Clássica no Contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
 
     Entre Pontas, Coques e Pliês: Aprendizagem da Dança Clássica no Contexto do Centro de Formação Artística do Palácio das Artes
     
     


Autor(es):
Resende, Leandra Fernandes


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 2 (2011): junho

Palavras-chave:
Aprendizagem; Dança Clássica; Participação


Resumo: Esse trabalho teve como objetivo registrar, descrever e analisar o que e como os praticantes aprendem no contexto de pra´tica de danc¸a cla´ssica. Para isso, foi realizada uma pesquisa etnogra´fica no Centro de Formac¸a~o Arti´stica (Cefar) do Pala´cio das Artes, no decorrer do ano de 2010. Tomado como uma pra´tica cultural, o bale´ cla´ssico, ganhou destaque nesse contexto, uma vez que e´ a modalidade ofertada na primeira metade do curso ba´sico de danc¸a, e que continua sendo trabalhada no restante do curso. As aprendizagens do bale´ nesse contexto foram descritas e analisadas com base na teoria da forma escolar (VICENT, LAHIRE E THIN, 2001), da Aprendizagem Situada (LAVE E WENGER, 1991) e da educac¸a~o da atenc¸a~o (INGOLD, 2000, 2001a, 2001b). Esta pesquisa procurou dar releva^ncia ao conjunto de elementos que envolvem a aprendizagem da danc¸a — a incorporac¸a~o da habilidade (INGOLD, 2000; 2001a; 2001b), ou seja, de significados, disposic¸o~es corporais, tipos de atenc¸a~o, emoc¸o~es e conhecimentos que caracterizam a pra´tica. O trabalho de campo revelou que a aprendizagem da danc¸a, muito mais do que uma seque^ncia de movimentos, envolve a constituic¸a~o de disposic¸o~es corporais, modos de agir e expressar, que acontecem por meio da imitac¸a~o das professoras, dos colegas, dos alunos de outras turmas, da intensa repetic¸a~o dos exerci´cios e dos movimentos. Assim, a aprendizagem da danc¸a e´ incorporada a partir do engajamento na pra´tica, da imersa~o no contexto, da participac¸a~o, em um contexto que e´ formado por uma rede de relac¸o~es onde esta~o presentes: o espac¸o, a mu´sica, o pro´prio corpo, o corpo do outro, os instrumentos.