Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 14 n. 1 (2011): março
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Educação Física e treinamento; Esportes
Resumo:
O objetivo deste artigo e´ descrever e interpretar a avaliac¸a~o oferecida pelos evadidos e perseverantes no Projeto de Lazer Esporte Cidada~o em Vila Velha, ES. Trata-se de um estudo de cara´ter descritivo-interpretativo, com dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. As respostas prove^m de 83 adolescentes, meninos e meninas: 69 se evadiram do projeto enquanto 14 deles sa~o remanescentes nas atividades. Foram avaliadas as reac¸o~es em termos de “lealdade”, “voz” e “sai´da”. A ana´lise cri´tica do discurso dos informantes revelou que o projeto na~o conseguiu atender a`s “motivac¸o~es e emoc¸o~es de seus membros”, com espac¸o insuficiente para os desafios da competic¸a~o. A conclusa~o e´ que os coordenadores de projetos sociais devem avaliar as emoc¸o~es e perspectivas da comunidade em que interve^m e precisam oferecer atividades desafiadoras, que atendam a`s motivac¸o~es dos participantes.