Publicações de Turismo
Nova busca:        


Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre
 
     Estado, Mercado e Cultura: A Produção Cultural no Tempo Livre
     State, Market and Culture: The Cultural Events in their Free Time
     


Autor(es):
Almeida, Marco Antonio Bettine de
Gutierrez, Gustavo Luis


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 3 (2010): setembro

Palavras-chave:
Cultura; História; Atividades de Lazer


Resumo: Esse artigo analisara´ a influe^ncia da produc¸a~o cultural na estrutura urbana brasileira compreendendo o peri´odo nacional-desenvolvimentista ate´ a globalizac¸a~o, abordando a disseminac¸a~o das pra´ticas, as poli´ticas pu´blicas e a inserc¸a~o do setor privado. O para^metro de ana´lise sera´ a teoria da ac¸a~o comunicativa (Habermas). Concluiu-se que as pra´ticas culturais arti´sticas e de tempo livre no Brasil desenvolveram-se conforme a complexificac¸a~o siste^mica da sociedade. Com o avanc¸o dos sub-sistemas dinheiro e poder, as pra´ticas apareceram de forma colonizada, como nas poli´ticas pu´blicas, nas ac¸o~es privadas, na industria do entretenimento ou no uso das comunicac¸o~es de massa. No caso brasileiro, apensar de ac¸o~es isoladas foi o Estado que investiu na produc¸a~o arti´stica e espac¸os de lazer, para depois haver explorac¸a~o com capital privado.