Publicações de Turismo
Nova busca:        


O Lazer nos Resorts Brasileiros: Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais
 
     O Lazer nos Resorts Brasileiros: Um Diagnóstico na Perspectiva das Estratégias Organizacionais
     
     


Autor(es):
Barbosa, Marcos Aguiar


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 3 (2010): setembro

Palavras-chave:
Lazer; Resort; Estratégia; Organização


Resumo: Considerando a necessidade de se analisar o lazer nas organizac¸o~es hoteleiras, este estudo se dedica a faze^-lo tendo como foco as estrate´gias organizacionais. O objetivo da pesquisa e´ realizar um diagno´stico do lazer nos resorts brasileiros na perspectiva da estrate´gia organizacional, de forma a identificar como ele e´ compreendido, tratado e desenvolvido nesses empreendimentos. O estudo possui abordagem descritiva qualitativa e utilizou a combinac¸a~o das pesquisas bibliogra´fica, de campo e documental. A pesquisa de campo foi realizada junto a nove resorts associados a Resorts Brasil – Associac¸a~o Brasileira de Resorts, enquanto que, na pesquisa documental, foram utilizados como fonte os sites dos estabelecimentos. As pesquisas levantaram dados referentes a`s estrate´gias ligadas ao lazer nos va´rios ni´veis organizacionais dos resorts. O trabalho se divide em tre^s capi´tulos. No primeiro, e´ apresentado o contexto anali´tico da pesquisa, baseado nas viso~es de Castells (1999); Drucker (1999); Pine II e Gilmore (1999) sobre as relac¸o~es da sociedade contempora^nea com as organizac¸o~es, quando sa~o apresentadas as refere^ncias teo´ricas que versam sobre organizac¸a~o e estrate´gia organizacional. O segundo capi´tulo apresenta a segunda parte da refere^ncia teo´rica, que se refere aos resorts e suas relac¸o~es com o lazer. Ja´ o u´ltimo, apresenta os resultados da pesquisa – o lazer na perspectiva das estrate´gias organizacionais dos resorts, analisado em quatro tema´ticas: o lazer nas alianc¸as estrate´gicas; o lazer como produto; o lazer nas deciso~es estrate´gicas; o lazer no nego´cio. As tema´ticas sa~o investigadas estabelecendo conexo~es com os novos movimentos econo^micos e sociais intitulados como “sociedade das organizac¸o~es”, “economia da experie^ncia” e “sociedade em rede”, analisando como eles ve^m confirmando tende^ncias nas estrate´gias organizacionais de lazer, atrave´s da especializac¸a~o das tarefas nas organizac¸o~es, da formac¸a~o de redes de empresas e da transformac¸a~o de produtos em experie^ncias. O estudo mostra a complexidade do ambiente de nego´cio e organizacional nos quais esta~o imersos os resorts e, por conseguinte, o lazer. Revela como a conjuntura social e econo^mica, o mercado consumidor, os investidores, a natureza do nego´cio e a administrac¸a~o de cada organizac¸a~o estabelecem uma intricada rede de relac¸o~es que e´ decisiva na participac¸a~o do lazer nas estrate´gias organizacionais dos empreendimentos.