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A Produção do Conhecimento na Área do Lazer: Uma Análise sobre as Temáticas Formação e Atuação Profissional nos Anais do Enarel de 1997 a 2006
 
     A Produção do Conhecimento na Área do Lazer: Uma Análise sobre as Temáticas Formação e Atuação Profissional nos Anais do Enarel de 1997 a 2006
     Knowledge Production in the Feild of Leisure: An Analysis about Professional Education and Performance in Enarel’s 1997-2006 Annals
     


Autor(es):
Stoppa, Edmur Antonio
Isayama, Hélder Ferreira
Uvinha, Ricardo Ricci
Silva, Luciene Ferreira da
Delgado, Mônica
Capi, André Henrique Chabaribery
Steidle, Andréia Aparecida
Silva, Débora Alice Machado da
Couto, Hergos Ritor Fróes de
Trevisan, Karina
Marcellino, Nelson Carvalho


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 2 (2010): junho

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Prática Profissional; Competência Profissional


Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar nas produc¸o~es acade^mico- cienti´ficas, veiculadas nas diversas verso~es dos anais do Encontro Nacional de Recreac¸a~o e Lazer (Enarel), quais rumos te^m sido tomados nos estudos do lazer, em relac¸a~o a` tema´tica “formac¸a~o e atuac¸a~o profissional”. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, a partir de pesquisa bibliogra´fica, tendo como me´todo o estudo explorato´rio do peri´odo de 1997 a 2006. Foram analisados 136 trabalhos (comunicac¸o~es orais ou temas livres), em uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que 50% dos trabalhos foram feitos de forma coletiva; em relac¸a~o a`s instituic¸o~es, 77,02% dos trabalhos sa~o ligados a instituic¸o~es acade^micas; quanto a` metodologia, foi possi´vel verificar que 58% apresentam explicitamente o tipo de pesquisa e os me´todos mais utilizados foram os “estudos comparativos”, com 26,11%, seguidos pelos “estudos de caso”, com 14,17%.