Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 2 (2010): junho
Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Prática Profissional; Competência Profissional
Resumo:
O objetivo do presente estudo foi verificar nas produc¸o~es acade^mico- cienti´ficas, veiculadas nas diversas verso~es dos anais do Encontro Nacional de Recreac¸a~o e Lazer (Enarel), quais rumos te^m sido tomados nos estudos do lazer, em relac¸a~o a` tema´tica “formac¸a~o e atuac¸a~o profissional”. A metodologia adotada foi do tipo qualitativo, a partir de pesquisa bibliogra´fica, tendo como me´todo o estudo explorato´rio do peri´odo de 1997 a 2006. Foram analisados 136 trabalhos (comunicac¸o~es orais ou temas livres), em uma abordagem quali-quantitativa. Os resultados mostraram que 50% dos trabalhos foram feitos de forma coletiva; em relac¸a~o a`s instituic¸o~es, 77,02% dos trabalhos sa~o ligados a instituic¸o~es acade^micas; quanto a` metodologia, foi possi´vel verificar que 58% apresentam explicitamente o tipo de pesquisa e os me´todos mais utilizados foram os “estudos comparativos”, com 26,11%, seguidos pelos “estudos de caso”, com 14,17%.