Publicações de Turismo
Nova busca:        


Experiência, Performance e Práticas de Aprendizagem: Temas para Pensar o Lazer de Forma não Fragmentada
 
     Experiência, Performance e Práticas de Aprendizagem: Temas para Pensar o Lazer de Forma não Fragmentada
     Experience, Performance and Practices of Learning: Issues to Think about the Leisure of a Non-Fragmented
     


Autor(es):
Luce, Patrícia Campos
Debortoli, José Alfredo Oliveira
Gomes, Ana Maria Rabelo


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 2 (2010): junho

Palavras-chave:
Atividades de Lazer; Aprendizagem


Resumo: Apresenta discussa~o que parte de tre^s campos de estudos nos quais os autores realizam pesquisas: Lazer, Educac¸a~o e Antropologia. A partir de uma perspectiva antropolo´gica Po´s-Social apresenta reflexa~o sobre o conceito de cultura e sua importa^ncia para compreensa~o do feno^meno do Lazer. Enfoca tre^s eixos conceituais principais que constituem um campo teo´rico no qual seja possi´vel dialogar para pensar o Lazer de forma na~o fragmentada: os conceitos de experie^ncia, performance e pra´tica, a partir das concepc¸o~es dos seguintes autores: Victor Turner, Richard Schechner, Walter Benjamin, Tim Ingold e Jean Lave. Entendemos significativo e oportuno acompanhar o “desvio do olhar” proposto na antropologia de Victor Turner, ao buscar renovar as abordagens sobre o lazer.