Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 4 (2009): dezembro
Palavras-chave:
Corpo Humano; Saúde da Família; Atividades de Lazer
Resumo:
Este artigo apresenta uma reflexa~o teo´rica que contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa intitulada “Na contrama~o da disciplinarizac¸a~o dos corpos: as atividades lu´dicas, as unidades de sau´de da fami´lia e a intersetorialidade” financiada pelo Ministe´rio do Esporte - Rede CEDES. O objetivo desse estudo foi estabelecer reflexo~es sobre discursos e pra´ticas educativas em sau´de, tecendo relac¸o~es com a ludicidade e o corpo. Primeiramente, indaga-se sobre o reforc¸o da ludicidade a disciplinarizac¸a~o dos corpos e depois, sobre a possibilidade de se oferecer resiste^ncias a esse processo. Diante dos argumentos apresentados, ressaltou-se a importa^ncia de refutarmos uma visa~o idealizada da ludicidade e a necessidade de compreendermos o lu´dico como feno^meno existencial, que pode estar presente em diversos momentos do cotidiano.