Publicações de Turismo
Nova busca:        


Futebol e Propagandas de Cerveja: Paixão e Consumo
 
     Futebol e Propagandas de Cerveja: Paixão e Consumo
     Soccer and Advertising of Beer: Passion and Consumption
     


Autor(es):
Bertolo, Mayara Arina
Romera, Liana Abrão


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 17 n. 2 (2014): junho; 222-253

Palavras-chave:
Futebol; Mídias Sociais; Cerveja


Resumo: O objetivo do estudo foi analisar os recursos de convencimento empregados nas propagandas de cervejas e sua relação com a prática e ou assistência aos espetáculos futebolísticos. Trata-se de estudo descritivo e qualitativo baseado na coleta e análise de comerciais de cerveja divulgados pela mídia televisiva com menção à prática e ou assistência ao futebol. Foram analisados três comerciais de cerveja veiculados na mídia em período que antecede importantes eventos de futebol sediados no Brasil. A análise das imagens das propagandas foi feita com base na teoria da análise do discurso e semiótica de Barthes (1990), pautando-se em dois signos, linguístico e figurativo. O torcedor dos times e da seleção brasileira de futebol torna-se principal alvo das campanhas publicitárias, que ganham intensidade com a aproximação dos megaeventos, fortalecendo assim a contraditória relação entre futebol e cerveja.