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Trajetórias e Construção do Saber Docente de Professores Universitários do Campo do Lazer
 
     Trajetórias e Construção do Saber Docente de Professores Universitários do Campo do Lazer
     
     


Autor(es):
Silva, Adriano Gonçalves da


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 13 n. 1 (2010): março

Palavras-chave:
Lazer; Trajetórias; Saber Docente; Formação Profissional


Resumo: O docente e pesquisador que atua no campo de estudos do Lazer tem sido pec¸a fundamental no desenvolvimento da a´rea. Compreendendo que o saber desses sujeitos integra saberes pessoais aos saberes provenientes da formac¸a~o, do curri´culo das instituic¸o~es e da sua pro´pria experie^ncia, segundo a teoria de Maurice Tardif, este estudo buscou compreender como os professores universita´rios do campo do Lazer constroem seu saber docente. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar como se constituiu a construc¸a~o do saber docente de professores universita´rios do campo do Lazer ao longo de suas trajeto´rias. Para tal, foi necessa´rio: analisar a trajeto´ria profissional desses professores; compreender como os saberes pessoais e os saberes provenientes da formac¸a~o, do curri´culo das instituic¸o~es e da experie^ncia sa~o significados e construi´dos ao longo da trajeto´ria de professores universita´rios do campo do Lazer; e analisar se as experie^ncias pessoais de Lazer sa~o incorporadas como saber sobre o lazer pelos docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou a combinac¸a~o de dois procedimentos metodolo´gicos, pesquisa bibliogra´fica e de campo. Para apresentac¸a~o dessas reflexo~es, esta dissertac¸a~o foi estruturada em dois capi´tulos. No primeiro capi´tulo, sa~o contextualizados a universidade, o professor universita´rio e suas trajeto´rias. O segundo capi´tulo reflete sobre os professores e pesquisadores do campo do Lazer, enquanto sujeitos em pra´tica, ale´m de discutir a construc¸a~o de saberes desses professores. A universidade, com suas possibilidades e limitac¸o~es, e´ o a^mbito principal do percurso profissional desses docentes. Mesmo a Educac¸a~o Fi´sica tendo relac¸a~o direta com a trajeto´ria dos entrevistados, o entendimento mais ampliado do Lazer como campo interdisciplinar e´ consenso entre os professores. Todos os professores entrevistados fazem parte de uma gerac¸a~o de pesquisadores que se envolvem em intensos debates que expo~em as ideologias nas quais a problema´tica do Lazer esta´ envolta, disseminando trabalhos de cri´tica a` produc¸a~o do conhecimento e a` matriz ideolo´gica que a caracteriza. O discurso dos professores sobre os saberes pedago´gicos revela a care^ncia na formac¸a~o pedago´gica do professor universita´rio. Apesar da diversidade de conteu´dos das disciplinas apresentadas, elas se referem a saberes que colaboram na compreensa~o do campo do Lazer e dos objetos de pesquisa dos professores, assim como na metodologia da pesquisa cienti´fica. O curri´culo das universidades, enquanto artefato cultural que produz modos de subjetivac¸a~o e e´ permeado por relac¸o~es de poder-saber, tem de forma geral destaque para a pesquisa. As experie^ncias que marcaram a construc¸a~o de saberes dos professores se diversificam e sa~o encontradas em diferentes ambientes e fases da vida, dizem respeito a vive^ncias positivas, bem como a angu´stias e barreiras encontradas no percurso dos professores. Todos parecem mobilizar saberes a partir de suas vive^ncias pessoais de Lazer. Este trabalho fez algumas provocac¸o~es que convidam a pensar a formac¸a~o profissional em lazer: a formac¸a~o pedago´gica, o curri´culo, as disciplinas e que tipo de experie^ncia esperamos que os professores universita´rios, assim como outros profissionais do campo do Lazer, obtenham.