Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho
Palavras-chave:
Cultura; Atividades de Lazer; Capacitação Profissional
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo refletir, junto a estudantes de Educac¸a~o Fi´sica, sobre uma proposta pedago´gica de atividades circenses para as aulas de Educac¸a~o Fi´sica no Ensino Me´dio. Para isso, parte-se de revisa~o de literatura e de 'descric¸a~o densa', caracterizando uma discussa~o eminentemente qualitativa. O circo deixou de ser uma atividade unicamente profissional e, atualmente, suas modalidades te^m sido praticadas por muitas pessoas como forma de lazer-recreac¸a~o, com fins educativos e sociais. Esse fato implica em uma discussa~o acerca da aplicac¸a~o do circo em cada um desses a^mbitos e na formac¸a~o de profissionais que atendam a essa demanda. Com base nas reflexo~es desenvolvidas, chega-se a` conclusa~o que a vive^ncia de atividades circenses nas aulas de Educac¸a~o Fi´sica no Ensino Me´dio podera´ enriquecer a experie^ncia pre´via dos alunos, contribuir para sua formac¸a~o humana e ser parte de um projeto de educac¸a~o para o tempo livre.