Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho
Palavras-chave:
Relações interpessoais; Gestão de Qualidade total; Gestão de empresas; Lazer
Resumo:
O trabalho buscou atrave´s de pesquisa com enfoque fenomenolo´gico, modalidade feno^meno situado, compreender os processos educativos presentes na pra´tica social lazer, a partir dos discursos de tre^s gestores de dois clubes de empresas. Na construc¸a~o dos resultados formaram-se as seguintes categorias: A) Lazer para relaxar e voltar ao trabalho; B) Relacionamento interpessoal no lazer; C) Possibilidades de lazer proporcionadas pela empresa. Sendo assim, pudemos identificar processos educativos de cooperac¸a~o, atenc¸a~o a`s regras, reivindicac¸a~o, dialogicidade, alienac¸a~o e possibilidade de conhecimento de uma nova localidade. Estes processos educativos se da~o na convive^ncia, atrave´s do relacionamento interpessoal durante as interac¸o~es realizadas nas ac¸o~es de lazer proporcionadas pelas empresas.