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Representações de Corpo e Movimento no Ciberespaço: Notas de um Estudo Etnográfico no Jogo Second Life
 
     Representações de Corpo e Movimento no Ciberespaço: Notas de um Estudo Etnográfico no Jogo Second Life
     Body and Movement Representations in Cyberspace: Notes of an Ethnographic Study in the Game Second Life
     


Autor(es):
Pereira, Rogério Santos
Silva, Maurício Roberto da
Pires, Giovani de Lorenzi


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho

Palavras-chave:
Corpo; Movimento; Avatar; Tecnologia; Educação Física


Resumo: Este artigo, recorte da dissertac¸a~o defendida sob o ti´tulo “Avatares no Second Life: corpo e movimento na constituic¸a~o da noc¸a~o de pessoa on-line”, pretende revelar de que forma corpo e movimento sa~o problematizados no ciberespac¸o, especialmente no jogo Second Life. Partindo de um percurso etnogra´fico, percebeu-se que os conceitos de imaginac¸a~o e imagina´rio sa~o essenciais para compreender como os participantes tecem em suas brincadeiras narrativas, caminhos para construir no ciberespac¸o uma corporalidade central na constituic¸a~o da noc¸a~o de pessoa on-line. O trabalho tambe´m discorre sobre as possi´veis aproximac¸o~es das tecnologias digitais, em especial, dos jogos eletro^nicos, com a Educac¸a~o Fi´sica.