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O (Re)encantar da Prática Pedagógica por Princípios de Práticas de Lazer
 
     O (Re)encantar da Prática Pedagógica por Princípios de Práticas de Lazer
     
     


Autor(es):
Costa, Marcos André Nunes


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 2 (2009): junho

Palavras-chave:
Educação; Prática Pedagógica; Princípios de Práticas de Lazer


Resumo: O presente estudo proporcionou desenvolver reflexo~es e ana´lises a cerca da pra´tica pedago´gica de professores do ensino fundamental. O foco central desta pesquisa localiza-se no (re)encantamento da pra´tica pedago´gica permeada por princi´pios de pra´ticas de lazer. Partindo de radier qualitativo, nos apoiamos nos pilares da Etnometodologia para o caminhar metodolo´gico, apontando para o desvelamento da pra´tica pedago´gica (re)encantada por princi´pios de pra´ticas de lazer. Pilares como a pra´tica/realizac¸a~o, indicialidade, reflexividade, accountability e noc¸a~o de membro, nos possibilitaram, atrave´s da entrevista narrativa, ir ao campo para a coleta de dados. Tomamos como categorias centrais a pra´xis pedago´gica, a criatividade, a interdisciplinaridade, o dia´logo/autonomia, o respeito a` diversidade cultural e a alegria/prazer. Alicerc¸ados sobre os princi´pios emergidos da relac¸a~o destas categorias com os fundamentos etnometodolo´gicos, identificamos que: nem todos os professores que se valem de alguns princi´pios de pra´ticas de lazer elencados, fazem conscientemente, embora, identifiquem-se com quase todos os princi´pios relacionados, na medida em que percebem suas manifestac¸o~es tanto em suas pra´ticas, quanto no comportamento dos alunos. Esse reconhecimento dos professores corrobora na qualificac¸a~o do processo de ensino-aprendizagem com efeitos descobertos desde o planejamento, ate´ a avaliac¸a~o deste processo. Dessa maneira, ao problematizarmos a pra´tica pedago´gica, nos capacitamos para a intervenc¸a~o mediada pelos princi´pios de pra´ticas de lazer, na direc¸a~o do envolvimento mais prazeroso com as aulas, estreitando os lac¸os relacionais, revelando e contribuindo para o fluir das subjetividades materializadas como conteu´dos concretos da realidade. Os achados da pesquisa nos possibilitam reconhecermos o (re)encantamento da pra´tica pedago´gica permeada por princi´pios de pra´ticas de lazer, em meio as dificuldades, objetivas e subjetivas, cotidianas, numa perspectiva interdisciplinar, reais possibilidades de construc¸a~o e (re)construc¸a~o do conhecimento, manifesto pela alegria/prazer dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.