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O São Paulo Fashion Week sob a ótica do lazer: uma história do tempo presente (1996-2006)
 
     O São Paulo Fashion Week sob a ótica do lazer: uma história do tempo presente (1996-2006)
     
     


Autor(es):
Henriques, Cláudia Heringer


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 12 n. 1 (2009): março

Palavras-chave:
Lazer; Consumo; Espetáculo; Entretenimento.


Resumo: Com desfiles de moda que impressionam pela harmonia entre cenário, cores e criatividade na representação de outras culturas, o evento São Paulo Fashion Week(SPFW) tornou-se o objeto dessa pesquisa pelas possibilidades de estudo que poderia oferecer ao campo do lazer. A influência cultural - percebida tanto no conceito do evento, quanto na obra dos estilistas nos desfiles - atrai não apenas o olhar de profissionais da área, mas também do público que busca outros sentidos, como o do lazer, ao longo da semana da moda. O objetivo desse estudo foi analisar e identificar que elementos presentes na SPFW, no período de 1996 a 2006, contribuíram para a consolidação desse evento brasileiro, tendo em vista sua relação com o espetáculo, entretenimento, consumo e lazer. A combinação das pesquisas bibliográfica e documental fundamentou os encaminhamentos metodológicos. Além da revisão de literatura, a pesquisa documental, realizada no Arquivo Público do Estado de São Paulo, contemplou as reportagens dos cadernos diários Cotidiano e Ilustrada, dos suplementos Informática, Brasil e Acontece e das notas de capa do jornal Folha de São Paulo, no período de 1996 a 2006. A abordagem da história do tempo presente, no contexto da sociedade urbana brasileira e de suas mudanças no decorrer de sua existência, possibilitou a análise de um período considerado recente e próximo do pesquisador. A história do presente é um momento particularmente favorável à observação da ação do tempo passado sobre o presente e, enfim, uma troca palpável entre memória e acontecimento. Para o tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. A partir das reflexões estabelecidas, as relações de consumo, presentes na SPFW pela espetacularização dos desfiles e publicação nos diversos meios de comunicação, tornaram-se evidentes. A presença de modelos e celebridades contribui para a divulgação de marcas e do evento, por sua aparição na mídia associada à venda de produtos. Os espaços utilizados para os desfiles, o aumento no número de marcas participantes e de seus convidados durante a semana fashion demonstram a relevância social desse evento. Vários momentos, como os intervalos entre os desfiles, compreendem um tempo-espaço para a vivência do lazer, por meio das relações sociais estabelecidas com a cultura nos lounges, bares e exposições. A apresentação de elementos da cultura nas roupas e nos desfiles proporcionou a expansão da moda brasileira e a conseqüente visibilidade internacional. Esses fatores evidenciados na SPFW contribuíram para a consolidação do evento brasileiro, estabelecendo estreitas associações com o lazer, o entretenimento, o espetáculo e o consumo. Além dos itens discutidos nesse trabalho, as reportagens encontradas na Folha de São Paulo suscitam inúmeras possibilidades de temas para aprofundamento no estudo do lazer em associação ao espetáculo, ao entretenimento e ao consumo.