Publicações de Turismo
Nova busca:        


Políticas públicas para o lazer: pontos de vista de alguns teóricos do lazer no Brasil
 
     Políticas públicas para o lazer: pontos de vista de alguns teóricos do lazer no Brasil
     
     


Autor(es):
Reis, Leoncio José de Almeida
Starepravo, Fernando Augusto


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 11 n. 2 (2008): agosto

Palavras-chave:
Políticas; Lazer; Estado


Resumo: RESUMO: O lazer enquanto direito social legalmente garantido através da constituição demanda intervenções por parte do Estado, a fim de se tornar, efetivamente, um direito de todos os cidadãos. Neste artigo, direcionamos nossa investigação sobre, especificamente, as políticas públicas para o lazer, buscando como ponto central de análise a aproximação de discursos proferidos por alguns pesquisadores e teóricos ligados principalmente à área de estudos do lazer. Alguns dos pontos convergentes extraídos da visão destes teóricos sobre a necessidade de participação e intervenção do Estado no âmbito do lazer dizem respeito a disponibilização e construção de espaços e equipamentos de lazer, à questão da acessibilidade e do estímulo à procura, e à educação para a experimentação e vivência de diversas atividades de lazer.PUBLIC POLICY FOR THE LEISURE: POINTS OF VIEW OF THEORETICAL SOME OF LEISURE IN BRAZILABSTRACT: The leisure while social right legally guaranteed by the constitution demand intervention by the State in order to become, effectively, a right of all citizens. In this article, direct our research on, specifically, public policies for leisure, looking as focal point for analyzing the accuracy of speeches by some researchers and theorists linked mainly to the field of study of leisure. Some of the converging points extracted from these theoretical vision on the need for participation and assistance from the state under the leisure concern the provision and construction of spaces and recreational facilities, the issue of accessibility and the stimulus to demand, and education for the experimentation and experience in various recreational activities.