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Colônia de férias temática: fundamentando a ação a partir das contribuições de Paulo Freire
 
     Colônia de férias temática: fundamentando a ação a partir das contribuições de Paulo Freire
     
     


Autor(es):
da Silva, Débora Alice Machado


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 11 n. 2 (2008): agosto

Palavras-chave:
Lazer; Educação; Colônia de Férias Temática; Paulo Freire.


Resumo: A interface Infância-Lazer-Educação é o eixo central da pesquisa que teve como ponto de partida o paradoxo que encerra as colônias de férias no Brasil, são propostas difundidas pelas diferentes regiões, mas ainda pouco sistematizadas e discutidas, o que se reflete na reduzida e desatualizada produção científica sobre o tema. A valorização desse eixo conceitual como tema gerador da pesquisa, consolidou o entendimento de que os conhecimentos podem significar possibilidade de transformação, sobretudo se ancorados e em íntima relação com a realidade a qual o profissional do lazer intervém.A questão das colônias de férias guarda significativa relação com a área da Educação Física, na medida em que seu surgimento, desenvolvimento e difusão contaram de forma expressiva com a intervenção dos profissionais desta área. Desta forma, a pesquisa pretendeu subsidiar a intervenção do profissional em colônias de férias temáticas, trazendo subsídios para ampliar o debate sobre a infância, o lazer e a educação. O estudo consistiu em pesquisa bibliográfica que buscou fundamentar teoricamente, a partir das obras de Paulo Freire, uma proposta metodológica para intervenção com colônias de férias temáticas. A metodologia adotada para desenvolvimento do trabalho foi o levantamento bibliográfico e a técnica utilizada foi a de elaboração de fichas de documentação bibliográfica (SEVERINO, 1991), a partir da delimitação das unidades de leitura e subseqüentes análises textual, temática e interpretativa das mesmas. A pesquisa discutiu e apontou alguns pressupostos necessários à implementação de propostas de colônias de férias temáticas, de forma a qualificar a intervenção do profissional e valorizar a produção cultural da criança, por meio da leitura da realidade e da investigação temática, como procedimentos fundamentais ao desenvolvimento de atividades que superem os modelos “pacotes de atividades”. A superação de propostas estruturadas em gabinetes requer o entendimento das crianças como sujeitos históricos centrais das colônias de férias, assim como a compreensão de que estas propostas devem ser consideradas de maneira mais abrangente, como processo e produto, vinculados a uma política de lazer mais ampla,que requer ações de caráter educativo (animação sociocultural), como estratégia de resistência à perspectiva opressora, ainda predominante na relação adulto-criança.Assim, a pesquisa buscou desvelar conceitos, pressupostos e instrumentos que podem contribuir para estruturação de programas de colônias de férias: comprometidos com a transformação, facilitadores do acesso à diversidade cultural, fomentadores de vivências (prática, conhecimento e assistência) e dedicados à valorização da autonomia, da participação criativa e da intervenção crítica de seus participantes.