Publicações de Turismo
Nova busca:        


Midiatização da vida
 
     Midiatização da vida
     
     


Autor(es):
Marin, Elizara Carolina


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 11 n. 1 (2008): abril

Palavras-chave:
Mídia; Entretenimento Televisivo; Programas de Auditório.


Resumo: RESUMO: Este artigo trata da interferência das mídias nas formas de vivenciar o tempo e o espaço na vida das pessoas e realça o alcance da televisão e de seu poder expressivo como fonte de entretenimento. Aborda as configurações de sentidos operadas por telespectadores na audiência de dois programas de auditório que disputam no mercado televisivo por rentabilidade econômica e simbólica: Domingão do Faustão e Domingo Legal, produzidos respectivamente pela Rede Globo e pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Centra o foco na interacionalidade que os telespectadores estabelecem com os produtos midiáticos, os sentidos que tecem, o gosto que extraem na audiência, os conflitos e as recusas.LIFE MIDIATIZATIONABSTRACT: The present paper is regarded to the interference of the media concerningthe living time and space in people’s lives and highlights the reach of television and itsexpressive power as a source of entertainment. Moreover, it also concerns the configurations of senses in use by viewers in the audience of two variety shows which are competitors at the television market for economical and symbolic profitability: Domingão do Faustão and Domingo Legal, produced respectively by Rede Globo and Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Therefore, the research is focused in the interactivity viewers establish with the media products, the senses developed, thepreference they have in the audience, the conflicts and the refusals.