Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer e educação física: um estudo da construção e apropriação de saberes e práticas a partir da experiência esportiva na infância
 
     Lazer e educação física: um estudo da construção e apropriação de saberes e práticas a partir da experiência esportiva na infância
     
     


Autor(es):
Matos, Amanda Tadeu de Almeida


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 3 (2007): dezembro

Palavras-chave:
Lazer; Educação Física; Esporte; Saberes; Práticas.


Resumo: RESUMO: Este trabalho versa sobre saberes e práticas construídos e apropriados pelascrianças em suas vivências corporais nas aulas de Educação Física e no lazer. Resulta dequestionamentos elaborados ao longo da minha trajetória acadêmica e profissional, nasinvestigações e intervenções da Educação Física na escola, em especial, para as crianças eno envolvimento com os estudos relativos ao lazer. A pesquisa tem como eixos norteadoresestudos que compreendem o lazer e a Educação Física como tempos e espaços de formaçãohumana, apropriação e produção de cultura. O estudo fez-se a partir da realização depesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Foram investigadas vivências esportivas de umgrupo de crianças, especificamente em suas aulas de Educação Física e em umtempo/espaço de lazer determinado. A investigação deu-se por meio da realização deobservação participante e de entrevistas semi-estruturadas.LEISURE PHYSICAL EDUCATION: A STUDY OF CONSTRUCTION ANDAPPROPRIATION OF KNOWLEDGES AND PRATICES THROUGH OFSPORTING EXPERIENCES IN CHILDHOODABSTRACT: This paper relates about knowledges and practices constructed andappropriated for the children in their corporal experiences in Physical Education’s lessonsand leisure. It results of questions elaborated throughout my academic and professionaltrajectory, in the researches and interventions in the Physical Education inside theelementary school as such in my involvement with the leisure studies. The study has asbases others studies that understand the leisure and the Physical Education as time andspace of human development, as well appropriation and culture production. The researchhas made using field search and Bibliographical research. Were investigated Sportingexperiences of a children group in the school as well in a time/space of leisure. Theinvestigation used the participative observation and the semi-structuralized interviews.