Publicações de Turismo
Nova busca:        


Animação cultural e práticas de lazer na internet: aproximações
 
     Animação cultural e práticas de lazer na internet: aproximações
     
     


Autor(es):
Viana, Juliana de Alencar


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 3 (2007): dezembro

Palavras-chave:
Animação Cultural; Comunidades; Internet.


Resumo: RESUMO: O presente artigo pretende fomentar reflexões sobre as novas práticas de lazerna internet balizadas por comunidades que privilegiam valores como a solidariedade e acolaboração na rede pela produção e difusão de bens culturais que criam o debate emtorno de questões como propriedade e autoria. Tais práticas refletem um novo cenáriopolítico-cultural na recusa pela privatização da cultura, criando tensão com a indústriacultural. Adotar uma postura pedagógica diante desse fenômeno é contribuir para aconstrução de modelos alternativos de política e de intervenção cultural. Umaaproximação com a Animação Cultural pressupõe repensar uma intervenção baseada emprocessos horizontais e uma formação de compreensão planetária incentivada por umaformação curricular hipertextual e vivências culturais diversas para o entendimento dossentidos e significados abrigados em torno tais práticas.CULTURAL ANIMATION AND LEISURE PRACTICES IN THE INTERNET:APPROACHESABSTRACT: This article intends to foment new reflections about leisure practices in theInternet marked out by communities that privilege values as solidarity and the contribution inthe net for the production and diffusion of cultural goods. They create a debate aboutproperty and authorship. This leisure practices reflect a new political-cultural scene in therefusal for the culture privatization. It creates tension with the cultural industry. To adopt a pedagogical position of this phenomenon means contribute for the construction of alternativemodels of politics and cultural intervention. An approach with the Cultural Animationpresupposes to rethink an intervention based on horizontal processes and a formation ofplanetary understanding stimulated by a hipertextual curricular formation and diverse culturalexperiences for the agreement of the directions and meanings sheltered in lathe such practices.