Publicações de Turismo
Nova busca:        


Lazer, cultura e patrimônio ambiental urbano – relações e possibilidades
 
     Lazer, cultura e patrimônio ambiental urbano – relações e possibilidades
     
     


Autor(es):
Marcellino, Nelson Carvalho
Barbosa, Felipe Soligo
Mariano, Stéphanie Helena


Periódico: Licere

Fonte: LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; v. 10 n. 3 (2007): dezembro

Palavras-chave:
Patrimônio ambiental urbano; Lazer; Cultura; Políticas Públicas.


Resumo: RESUMO: O texto trata das relações entre lazer, cultura e patrimônio ambientalurbano, a partir do entendimento da cidade como patrimônio coletivo. Faz-se umaabordagem histórica do entendimento do conceito de patrimônio histórico e cultural,chegando-se ao de patrimônio ambiental urbano, que transcende aos critérios de“monumentalidade” e singularidade, e não se restringe às obras, mas leva em conta oentorno e seu significado, levando em conta também o patrimônio imaterial. Dessaperspectiva a participação comunitária e o lazer podem se constituir em poderosoinstrumento de valorização, conservação e revitalização, a partir de Políticas Públicas deLazer, que incluam, entre outros aspectos, a educação patrimonial.LEISURE, CULTURE AND URBAN ENVIRONMENTAL HERITAGE –RELATIONSHIPS AND POSSIBILITIESABSTRACT: The text talks about the relationships among leisure, culture and urbanenvironmental heritage, according to the understanding of the city as collective heritage. A historical approach of the understanding of the cultural and historical heritageconcept is made, getting to the understanding of the urban environmental heritageconcept, which transcends the “monumentality” and singularity criteria, and does notonly restrict to the buildings, but also considers the surroundings, its meaning, and theimmaterial heritage. From this perspective, the community participation and the leisurecan be powerful instrument for valuing, conserving and revitalizing, through LeisurePublic Policies, which include, besides other aspects, the heritage education.